Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Palestra sobre bullying promove reflexão com estudantes de ensino médio no IFG Aparecida
Início do conteúdo da página
PALESTRA

Palestra sobre bullying promove reflexão com estudantes de ensino médio no IFG Aparecida

Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 12h40 | Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 13h23

A apresentação foi feita pelo professor Murilo Wascheck, do Câmpus Goiânia

Professor Murilo Wascheck, do Câmpus Goiânia, durante palestra a estudantes do Câmpus Aparecida de Goiânia
Professor Murilo Wascheck, do Câmpus Goiânia, durante palestra a estudantes do Câmpus Aparecida de Goiânia

Para esclarecer conceitos e práticas sobre bullying a alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, foi realizada uma palestra na quarta-feira, 29 de agosto, no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. A apresentação foi conduzida pelo professor Murilo Wascheck, que ministra a disciplina de Educação Física no Câmpus Goiânia e foi convidado pela Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente do IFG Aparecida, que organizou o evento.

O professor Murilo discorreu sobre questões sociais contemporâneas, características do jovem nascido no século XXI e formas de identificar e de enfrentar o bullying. "Eu me sinto realizado como professor e pesquisador, tendo espaços como esse para esclarecer e desmistificar um assunto tão difícil como o bullying. O pessoal do Apoio Pedagógico, os professores e especialmente os alunos foram muito receptivos e participativos. Posso dizer que que atingimos o objetivo de esclarecer para emancipar", afirmou.

A palestra integra trabalho que a Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente está realizando sobre bullying e que é embasado especialmente na dissertação de mestrado do professor Murilo, intitulada “Cultura, Preconceito e Indivíduo: Análise Crítica do Bullying Escolar”. A coordenadora, Maria Etevalda Batista da Silva, informa que primeiramente foi realizada uma pesquisa com todos os alunos dos cursos técnicos, com perguntas para subsidiaram a atividade. “Tivemos três momentos distintos, um para cada série. Os alunos foram apresentados às concepções da sociedade atual sobre juventude e o impacto dessas concepções no cotidiano. Puderam compreender com clareza o conceito de bullying, de modo a identificar sua prática e se tornarem capazes de denunciar ou intervir”, explica a pedagoga.

Os alunos foram convidados a refletir sobre os dados da pesquisa, o que se consolidou com a palestra. “Durante a palestra, eu me descobri agressora em alguns momentos”, manifesta a estudante Julia Cerqueira. Ela considera que o professor Murilo a possibilitou compreender o assunto de uma forma mais completa. O estudante Igor Rodrigues Chaves concorda que o momento foi de reflexão, que fez com que cada um se colocasse no lugar do outro e tivesse a possibilidade de mudar suas atitudes. O momento contou com as presenças da psicóloga Ieda Vilela Machado e da assistente social Vera Lucia de Freitas Lopes, da Coordenação de Assistência Estudantil do Câmpus Aparecida de Goiânia.

 

Imagens

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página