Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Abertura do VII SLICT destaca a importância da pesquisa para o currículo estudantil
Pesquisa

Publicado: Quarta, 17 de Maio de 2017, 09h45 | Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2017, 10h41

Seminário tem como foco a produção científica e é realizado no IFG – Câmpus Goiânia até dia 18 de maio

Ao som do Grupo do Laboratório de Percussão – GruLaPe, foi aberta a programação da sétima edição do Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG – Câmpus Goiânia. O evento, que segue até o dia 18 de maio, conta com diversas palestras, minicursos e comunicações orais referentes aos projetos de pesquisa desenvolvidos na unidade, iniciados em agosto de 2016 e que serão finalizados em julho deste ano.

Fotos do evento

Inscrição online

Compuseram a mesa de abertura do seminário o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Goiás, Ruberley Rodrigues de Souza; o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG – Câmpus Goiânia, José Luis Domingos; a coordenadora de Pesquisa e Inovação da unidade, Regina Célia Bueno da Fonseca; e o diretor-geral do câmpus, Alexandre Silva Duarte.

A professora Regina Célia, que também coordena o evento, deu boas-vindas aos estudantes e enfatizou a importância deles presenciarem as atividades, que têm como foco divulgar os resultados parciais das pesquisas do programa de iniciação científica 2016/2017. “A ideia é chamar a atenção dos alunos que ainda não participam dos editais para que eles possam se inscrever nas próximas oportunidades. É um momento ímpar para a comunidade conhecer o que os estudantes e professores do câmpus têm pesquisado”, completou.

O diretor do IFG – Câmpus Goiânia ressaltou o valor da iniciação científica para o currículo profissional e lembrou de sua época enquanto estudante, quando participou de programa semelante ofertado pela Universidade Federal de Goiás. “Tive a oportunidade de fazer iniciação científica e vejo o quanto isso contribuiu para a minha formação e para o meu papel como professor”, salientou Alexandre Silva Duarte.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ruberley Rodrigues de Souza, o SLICT tem um papel de destaque, pois oportuniza aos estudantes uma maior proximidade com a pesquisa e desmistifica ideias relacionadas à área. “O seminário foi pensado para criar um momento para os demais alunos terem contato com as produções realizadas no câmpus. Ele mostra que a pesquisa não é para poucos e, sim, para todos. Basta ter curiosidade”, afirmou.

Logo após os discursos de abertura, a professora Warde Antonieta da Fonseca Zang proferiu palestra intitulada “Desenvolvimento Sustentável Regional: contribuição do Turismo”.

Incentivo à pesquisa

De acordo com a professora Regina Célia, atualmente são desenvolvidos 97 projetos de pesquisa dentro do programa de Iniciação Científica e Tecnológica no Câmpus Goiânia, nas área de Ciências Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguísticas, Letras e Artes e demais multidisciplinar. O programa tem a intenção de instigar o pensamento científico e tecnológico dos estudantes dos ensinos técnico e superior. Confira a relação dos projetos em Projetos e Programas, no menu Pesquisa e Pós-Graduação.

O SLICT tem o objetivo de promover o resultado dessas produções e incentivar a participação de mais estudantes nos programa de iniciação científica e tecnológica. Para isso, disponibiliza uma programação vasta, incluindo palestras e comunicações orais que serão ministradas pelos alunos pesquisadores e professores orientadores. Os interessados podem se inscrever online ou presencialmente (veja a programação completa).

A palestra de abertura foi proferida pela professora Warde Zang e teve como tema o "Desenvolvimento Sustentável Regional: Contribuição do Turismo"

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.