Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Goiânia Oeste > Notícias do Câmpus Goiânia Oeste > IFG abre inscrições para submissão de propostas de formação de novos grupos para o Programa de Educação Tutorial
SELEÇÃO INTERNA

Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2024, 19h40 | Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 19h40

As submissões podem ser feitas até o dia 4 de agosto. Duas propostas serão selecionadas

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), está com inscrições abertas para a submissão de propostas de formação de dois grupos novos do Programa de Educação Tutorial (PET) vinculados aos cursos de graduação da Instituição. As submissões podem ser feitas até o dia 4 de agosto pelo link: http://selecao.ifg.edu.br/site/selecao2.php?codigo=2420&situacao=A&tipo=projetos&campus=8

De acordo com o edital publicado pela Proen, as propostas devem estar articuladas ao Projeto Pedagógico dos cursos do IFG e alinhadas às políticas de extensão e ações para redução da evasão e elevação do sucesso acadêmico nas formações em nível de graduação.

Serão aceitas propostas de grupos que tenham escopo/abrangência interdisciplinar na mesma área de conhecimento ou estejam vinculados a um curso específico. Os grupos PET selecionados a partir dessa seleção serão formados com no mínimo quatro e no máximo doze bolsistas, a serem selecionados de acordo com o art. 17 da Portaria MEC nº 976, republicada em 2013, tendo um professor tutor como responsável.

Submissão

A proposta de criação de grupos PET temáticos é institucional e deverá necessariamente ser elaborada por grupos de docentes que possuirão a autoria coletiva da proposta.

As propostas devem ser enviadas em documento único e em pdf, via upload, na página do Processo Seletivo, conforme o item 5.2 do edital, no seguinte link: http://selecao.ifg.edu.br/site/selecao2.php?codigo=2420&situacao=A&tipo=projetos&campus=8.

As informações sobre o processo de submissão/inscrição podem ser conferidas nos itens 4 e 5 do edital.

Bolsas e resultados

De acordo com o edital, a Secretaria de Educação Superior (SESu) repassará os recursos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o pagamento das bolsas dos estudantes e tutores dos PET Temáticos, bem como do custeio, de acordo com a legislação vigente.

O valor mensal da bolsa de tutoria é de R$ 3.100,00 (três mil e cem reais) para docentes com doutorado; e de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais), para docentes com mestrado. O valor mensal da bolsa para estudantes de graduação é de R$ 700,00 (setecentos reais).

Segundo o cronograma do edital, o resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 7 de agosto, ao qual caberá a apresentação de recursos. O resultado final será publicado no dia 12 de agosto.

PET

O Programa de Educação Tutorial é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior e tem por objetivo o desenvolvimento de atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, a contribuição para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; o estímulo da formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica e do espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pelos direitos humanos, pela cidadania e pela função social da educação superior; entre outras metas.

Acesse o edital e faça sua inscrição:

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.