Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Artigo publicado analisa aumento do ingresso de cotistas nos cursos superiores do IFG de Itumbiara
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Artigo publicado analisa aumento do ingresso de cotistas nos cursos superiores do IFG de Itumbiara

Publicado: Segunda, 02 de Agosto de 2021, 14h04 | Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 19h36

O estudo foi realizado por duas servidoras e uma estudante do Câmpus

 

Recentemente foi publicado no volume 10 da revista eletrônica “Educação e Políticas em Debate” o artigo Sistema de cotas no ensino superior - uma análise sobre ingresso e evasão, de autoria das servidoras do IFG Câmpus Itumbiara, Lígia Viana Andrade, Regina Márcia Ferreira Silva e da estudante do ensino superior, Regianne Ferreira da Silva.

O estudo realizou um levantamento nos cursos de Engenharia Elétrica e Licenciatura em Química “referente ao ingresso de alunos nos vestibulares e, posteriormente, analisando a evasão dos cursos. Os resultados apontam para um aumento do ingresso pelas cotas sociais e raciais, nos cursos superiores, ao longo dos anos analisados, entre 2015 e 2018”.

“A Lei  de  Cotas  determinou  que  instituições  federais  brasileiras  de  ensino  superior  devem garantir  a  reserva  de  50%  das vagas,  por  curso,  para  estudantes  que  tenham  cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.”

 

De acordo com as autoras, as ações afirmativas (medidas políticas) como a do sistema de cotas para ingresso no ensino superior, são necessárias para “tentar reverter situações de desigualdade  e discriminação  a  que  estão  submetidos indivíduos  de  grupos  específicos”, visando à garantia de igualdades e oportunidades. Ainda segundo elas e os estudiosos citados no artigo, a população negra brasileira sofre com a desigualdade material, simbólica e escolar, e o  “acesso   à   educação   superior   envolve   uma problemática   histórica   de discriminação  e  exclusão  social  de  diferentes  grupos  na  sociedade”.

Diante desse cenário, elas analisaram se as cotas sociais e raciais “cumprem os ideais de inclusão social e democratização do acesso” ao ensino superior. E chegaram à conclusão de que a política de cotas do IFG “tem alcançado resultados positivos, pois incentiva o ingresso de alunos provenientes de escolas públicas, tanto com renda familiar  abaixo de  1,5  salário  mínimo (...) quanto  com  renda  superior  a  este patamar”.

 

Link para a edição da Revista:

http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/issue/view/2176

 

Link para o artigo:

http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/58752

 

 

Perfil das autoras

A professora Ligia Viana é doutora em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenadora do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Regina Márcia é especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes, estudante do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica; e ocupa o cargo de gerente administrativa do Câmpus Itumbiara. Já Regianne Ferreira é graduanda do curso de Licenciatura em Química e participante do programa de Iniciação Científica do CNPq.

 

Sobre a revista

A Revista Educação e Políticas em Debate (Repod) é vinculada à Linha de Pesquisa “Estado, Políticas e Gestão em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU”. As abordagens temáticas são destinadas aos pesquisadores interessados a área de educação e humanidades em geral. A revista eletrônica “diponibiliza gratuitamente o acesso imediato, livre e aberto ao seu conteúdo aos seus usuários, os quais podem acessar, pesquisar, ler, baixar, divulgar, imprimir e utilizá-lo respeitando a legislação nacional dos direitos autorais”.

A Repod é Qualis Capes B1 em Ensino.

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página