Você está aqui: Página inicial > Estrutura Organizacional > IFG > Câmpus > Goiânia > Eventos (Câmpus Goiânia) > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia) > Oficinas Cinema, Educação e Direitos Humanos
EVENTO

Oficinas Cinema, Educação e Direitos Humanos

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 15h58 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2024, 15h58

Data: 17 a 19 de setembro | Local: IFG Câmpus Goiânia

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebe entre os dias 17 e 19 de setembro atividades da 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, da Universidade Federal Fluminense. Tratam-se das oficinas Cinema, Educação e Direitos Humanos, que serão ministradas pelo professor do câmpus, Rafael Gonçalves Borges. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro, por meio do formulário eletrônico.

As oficinas são voltadas a educadores dos ensinos básico e superior; trabalhadores da área da saúde mental; profissionais de coletivos artísticos e culturais; além de demais interessados nas relações de cinema, educação e direitos humanos. Nas atividades, haverá um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, as oficinas buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais por meio da linguagem audiovisual.

Ao todo serão 9 horas de oficinas, divididas em até três encontros. Os participantes que completarem a carga horária mínima receberão certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), reforçando a qualificação profissional para o uso do cinema em práticas educacionais e de direitos humanos.

Além das oficinas, os participantes serão convidados a replicar a metodologia do projeto Inventar com a Diferença em seus contextos sociais. Para isso, as ações no campo da educação terão uma etapa de replicação que ocorrerá em outubro e que tem como objetivo incluir e espalhar esse conhecimento para os mais diversos públicos. Os oficineiros acompanharão os participantes nesse processo.

As atividades serão ministradas pelo professor e chefe do departamento de áreas acadêmicas 1, Rafael Borges, que possui graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás, com atuação nas áreas de História das Américas, ensino de História e Cinema e História.

Mais sobre a Mostra

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e realização do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que este ano continua seu leque de parcerias através do viés da educação, conectando as instituições federais de ensino nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. A produção no estado de Goiás é do Câmpus Cidade de Goiás do IFG, com apoio do Câmpus Goiânia da mesma instituição.

A iniciativa é uma celebração anual que promove a discussão e reflexão sobre os direitos humanos por meio da exibição de filmes nacionais e internacionais. Com uma programação rica e diversificada, a Mostra busca engajar o público em temas relevantes e atuais, promovendo a inclusão, a diversidade e a cidadania. Nela participam jovens curadores e diretores que, após serem selecionados através de edital, podem exibir suas obras e/ou contribuir com curadorias que enriquecem a programação da Mostra.

Para mais informações acesse: https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/

Oficinas Cinema, Educação e Direitos Humanos
Data: 17 a 19 de setembro