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Educação Bilíngue

Desafios na educação de surdos marcam palestra de abertura da Semana In Live com a Educação Bilíngue

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 16h08 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 15h21

A palestra de abertura foi proferida por Alessandra Campos Lima, mestre em Linguística e professora no curso de Letras Libras da UFG. Evento segue até sexta-feira, 19/06

Diego Leonardo Pereira Vaz, professor no curso de Pedagogia Bilíngue do IFG e um dos coordenadores do evento, com a palestrante Alessandra Campos Lima, professora no curso de Letras Libras da UFG
Diego Leonardo Pereira Vaz, professor no curso de Pedagogia Bilíngue do IFG e um dos coordenadores do evento, com a palestrante Alessandra Campos Lima, professora no curso de Letras Libras da UFG

Os desafios para a concretização de direitos garantidos em lei foram abordados na palestra de abertura da Semana In Live com a Educação Bilíngue, na noite desta segunda-feira, 16 de junho. Em sua apresentação, intitulada “Libras como Língua de Instrução em sala de aula: empoderamento da língua e da pessoa surda”, a mestre em Linguística Alessandra Campos Lima falou de sua experiência como professora no curso de Letras Libras na Universidade Federal de Goiás, das experiências de estágio de seus alunos em escolas com crianças surdas e dos estudos que desenvolve sobre a educação de surdos. O evento é uma realização do Instituto Federal de Goiás (IFG).

A Semana In Live com a Educação Bilíngue tem o tema “Educação Bilíngue para Surdos: o conforto linguístico em processos de ensino e aprendizagem” e está sendo coordenada por Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, coordenadora de polo do curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Surdos (INES) e professora no curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG, e por Diego Leonardo Pereira Vaz, professor do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG. O evento prossegue até sexta-feira, sempre a partir das 19 horas, pelo YouTube. As palestras, conduzidas por especialistas de diferentes regiões do país, são todas proferidas em Libras, com tradução simultânea em Português.

 

Assegurar direitos

A palestrante do primeiro dia, Alessandra Campos Lima, destacou os avanços do Decreto 5.626/05, que regulamenta legislações anteriores e dispõe sobre a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina escolar, formação de professores, formação do tradutor e intérprete, acesso de pessoas surdas à educação, direitos à educação e à saúde, entre outros pontos. “Legislação já existe, mas falta realizar esse trabalho de inclusão, assegurar o direito da pessoa surda”, afirmou.

Alessandra Campos comentou que a educação de surdos no Brasil se dá principalmente na forma da educação inclusiva, mas que este não é o modelo ideal, pois normalmente não há uma adaptação da escola e o envolvimento de todas as pessoas do processo de ensino e aprendizagem. Ela conta que na escola inclusiva às vezes falta a mais simples adaptação, como um sinal luminoso, por exemplo, que informe o surdo assim como o sinal sonoro informa os ouvintes, sobre os momentos de intervalo das aulas.

O desejo da comunidade surda, segundo ressaltou a professora Alessandra, é a educação bilíngue, em que a Libras é a língua de instrução e há uma identidade com pares surdos, adultos e crianças. Os desafios para isso são principalmente maior investimento por parte dos governantes e o envolvimento social. A palestra contou com grande interação do público, com perguntas e comentários à ministrante. Para quem não assistiu ou quem quiser rever a apresentação, os vídeos estão disponíveis no canal criado exclusivamente para o evento e em breve estarão também no canal YouTube do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia.

A Semana In Live com a Educação Bilíngue conta com 670 inscritos nos dois primeiros dias e ainda podem ser feitas inscrições para as próximas palestras do evento, cuja programação está apresentada abaixo e no link. Os inscritos poderão receber certificados de participação a partir da assinatura dos formulários que estão sendo disponibilizados no momento da realização de cada palestra.

 

Programação

 

Dia 15 – segunda-feira

Libras como Língua de Instrução em sala de aula: empoderamento da língua e da pessoa surda

Alessandra  Campos Lima (UFG)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2120117499548337

Email: alessandracampos@ufg.br

 

Dia 16 – terça-feira

O papel do TILSP nos processos de Ensino e Aprendizagem na educação profissional

Erivaldo de Jesus Marinho (IFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1666504696507364

E-mail: erivaldomarinho@ifba.edu.br

 

Dia 17 – quarta-feira

Processo de Aquisição de Línguas em Crianças Surdas

Silvia Saraiva de França Calixto (UFG)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7437517460016810

Email: silviafrancacalixto@gmail.com

 

Dia 18 – quinta-feira

A Família e a Criança Surda: parceria imprescindível no processo de aquisição de L2

Uisis Paula da Silva Gomes (UFPA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6125418268267194 

Email: uisisgomes@gmail.com

 

Dia 19 – sexta-feira

Atelier Escola: espaço de múltiplas aprendizagens

Liliane Giordani (UFGRS)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0134759333882062

Email: liliane.giordani@ufrgs.br  

 

Intérpretes:

As palestras da Semana In Live com a Educação Bilíngue serão proferidas em Libras e terão tradução simultânea para Língua Portuguesa pelos professores Thiago Cardoso Aguiar e Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, do IFG, o professor Luiz Cláudio da Silva Souza, da UFG, e pelas intérpretes de Libras Cátia Dias Marques, Geane Feitosa Lima, Kerlly Tuani Goncalves Brandao e Milena Aparecida da Conceicao, do IFG.

 

Inscrições

Acesso às palestras

Programação

 

Coordenação de Comunicação Social / Campus Aparecida de Goiânia

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