Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Eventos em Andamento > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Livro sobre ensino de ciências para estudantes surdos tem a participação de professores e estudantes de Pedagogia Bilíngue do IFG
Início do conteúdo da página
Livro Pedagogia Bilíngue

Livro sobre ensino de ciências para estudantes surdos tem a participação de professores e estudantes de Pedagogia Bilíngue do IFG

Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 23h28 | Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 23h28

A obra “Ensino de ciências pensando no estudante surdo” contou com pesquisadores de diversas instituições acadêmicas.

imagem sem descrição.

Neste mês de junho o curso de Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia tem um lançamento inédito, de uma obra de grande valor para o ensino das disciplinas de ciências para estudantes surdos. Trata-se do livro “Ensino de ciências pensando no estudante surdo”. O livro digital é gratuito e pode ser baixado aqui.

 

O E-book é composto de capítulos, que tratam sobre recursos didáticos e metodologias de ensino em que a Língua Brasileira de Sinais associa-se a recursos visuais e imagéticos, de forma a contribuir para o aprendizado da Química, da Física e da Biologia por estudantes surdos/as. São escritas que convidam professores a refletir sobre seus métodos de ensino, de modo a ressignificar a prática pedagógica inclusiva.

 

Do IFG Aparecida de Goiânia, foram 4 (quatro) capítulos escolhidos, sendo eles e seus autores o que segue abaixo:

 

- O Ensino de matemática e ciências através da Libras: uma perspectiva lúdica (Flávia de Almeida Pinheiro, Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Thiago Cardoso Aguiar, Waléria Batista da Silva Vaz Mendes);

- Uso de mapas conceituais no ensino de ciências para estudantes surdos/as (Adriano Nunes da Silva, Alessandra Ribeiro Astrol de Araújo, Diego Leonardo Pereira Vaz, Joana Cristina Neves de Menezes Faria);

- Gamificação: Tecnologia kahoot no ensino de ciências para surdos/as (Alessandra Ribeiro Astrol de Araúo, Adriano Nunes da Silva, Diego Leonardo Pereira Vaz, Joana Cristina Neves de Menezes Faria);

- Uso de aventais interativos em 3D como ferramenta de aprendizagem de ciências para surdos (Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Kassionaria Dias Miranda, Augusto Cesar Malta Laudares Moreira, Paulo Cesar Moreira).

 

 

Com a palavra, os autores

 

Segundo Adriano Nunes da Silva, estudante do 8º período de Pedagogia Bilíngue, a intermediação para a sua participação na escrita de dois capítulos da obra ocorreu a partir do convite feito pela professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, de Biologia, do IFG. Em seu depoimento sobre o trabalho, Adriano explica: “Minha jornada no IFG tem sido regada a muitas boas experiências, e participar da produção de dois capítulos foi um prazer. Minha meta é terminar o curso, de fato, como Bilíngue, e pra isso tenho agarrado cada chance. Oportunizar metodologias de aprendizagem acessíveis para a comunidade surda é uma tarefa árdua, porém gratificante. Participar foi uma experiência única.”

 

A professora Joana, por sua vez, fala sobre a importância desta publicação: “O livro baseia-se em propostas de atividades de Ciências para o estudante surdo e todos os capítulos que sou participante foram feitos mediante experiências já realizadas com os discentes surdos do curso. Além disso, há socialização do projeto de extensão coordenado pela profa. Flávia (Flávia de Almeida Pinheiro, professora de Matemática do IFG Aparecida de Goiânia) e materiais produzidos pelos discentes durante as disciplinas relacionadas ao ensino de Ciências. A ideia é socializar possibilidades de estratégias de ensinagem que possam tornar o ensino de Ciências mais acessível aos estudantes surdos.”

 

A estudante Kassionaria Dias Miranda, do 5º Período de Pedagogia Bilíngue, fala sobre a escassez de produtos educacionais voltados para aprendizes surdos/as: “Acredito que essa contribuição será de grande relevância para o ensino de pessoas surdas, tendo em vista a insuficiência de recursos didáticos para esse público, principalmente no campo das Ciências, levando em consideração que tanto a escrita quanto a complexidade dos conceitos científicos  abordados são de difícil entendimento para o surdo, em virtude da barreira linguística e gramatical entre o Português e a Libras.”

 

Alessandra Astrol, aluna do 8º período de Pedagogia, por sua vez, corrobora o que diz a colega, sobre esta escassez de recursos didáticos para surdos/as e fala sobre as expectativas quanto à utilização do material publicado: “A literatura, no que se refere às estratégias de Ciências e de outras disciplinas, pensando no estudante surdo, é escassa. Espero que essa obra possa de fato ajudar em suas aulas os professores de estudantes surdos, que estão lidando com essa questão de como ensinar ciências a estudantes não ouvintes.”

 

Professor surdo de estudantes surdos, o docente Diego Leonardo Pereira Vaz, do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG, também é um dos participantes da obra. Sobre esse trabalho, fizemos duas perguntas a Diego, que respondeu por escrito, na forma como surdos escrevem na língua portuguesa*:

 

Pergunta: Qual a importância do livro para professores de estudantes surdos?

Resposta: A importância do livro incentivar para os professores buscam a experiência do conhecimento trabalhar para os estudantes surdos, porém o livro ajuda trabalhar as metodologias adequado professor - aluno comunicação visual incentivar a sua segunda língua portuguesa.

 

Pergunta: Sobre qual tema fala o seu capítulo?

Resposta: O capítulo é muito importante o tema é jogos, possível auxiliando jogos podem relaciona para professores e alunos surdos possuem a comunicação visual dentro na sala de aula, é importante é de estratégia e criatividade de jogos objetivo a metodologia entre as duas línguas relaciona adquirindo a aquisição de linguagem. Esteja os capítulos possuem mostrar sobre os jogos incentivar aprendizagem revisão ou aprendeu os conteúdos anteriores e pode atividade em casa, é muito importante desafio para os professores preparam metodologias boas para aprender os estudantes surdos.

 

* Pessoas surdas escrevem e lêm de forma diferente a língua portuguesa. Por isto mesmo, as respostas do professor Diego foram mantidas na forma como ele redigiu.

 

Uma live de lançamento da obra foi apresentada no dia 17 de junho. O vídeo no YouTube pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=IJJ_ZjMFxFg   

 

SERVIÇO:

[E-Book]

“Ensino de Ciências Pensando no Estudante Surdo: propostas de atividades”.

Organizadores: Rogério Pacheco Rodrigues; Fernanda Welter Adams e Nicéa Quintino Amauro

Link de acesso: https://www.graduseditora.com/ensino-de-ciencia

Dói: 10.46848/978113

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página