Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Eventos em Andamento > IFG > Câmpus > Águas Lindas > Notícias do Câmpus Águas Lindas > Servidora do IFG cria jogo com informações sobre 40 animais do Cerrado
Início do conteúdo da página
MEIO AMBIENTE

Servidora do IFG cria jogo com informações sobre 40 animais do Cerrado

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 16h07

O Cerrado em Jogo é um produto educacional vinculado à dissertação de mestrado da servidora

Jogo sobre o Cerrado
Jogo sobre o Cerrado

Diversos produtos, especialmente aqueles voltados para o público infantil, retratam animais que não fazem parte da fauna brasileira. Não são raros jogos, filmes, brinquedos, livros e desenhos animados envolvendo animais como o leão, o elefante, a zebra e a girafa, por exemplo. Quase não se vê, entretanto, produtos com os animais do Cerrado brasileiro, o que contribui para o desconhecimento sobre o bioma e sua não-valorização, o que motivou dois pesquisadores para a criação de novo produto educacional. Um dos autores do jogo é uma servidora do Instituto Federal de Goiás (IFG).

A servidora técnico-administrativa da Diretoria de Comunicação Social do IFG, agora mestra em Ensino para a Educação Básica, publicitária Ana Carolina de Oliveira Motta, juntamente com seu orientador na pós-graduação, professor André Luis da Silva Castro, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), desenvolveram um jogo didático com fotografias e informações de 40 animais do Cerrado, incluindo o ser humano e o boto-do-araguaia (Inia araguaienses), identificado em 2014. A maior parte dos dados sobre os animais foi retirada dos portais Animal Diversity Web (ADW), vinculado ao Museu de Zoologia da Universidade de Michigan, e do AnAge Database of Animal Ageing and Longevity.

Intitulado “Cerrado em Jogo”, o jogo didático é um produto educacional vinculado à dissertação de mestrado de Ana Carolina, intitulada “O bioma Cerrado no ensino médio: percepção de alunos, professores e a abordagem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”. O IFG concedeu à servidora o afastamento integral para cursar o mestrado profissional em Ensino para a Educação Básica no Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. De acordo com Ana Carolina, o curso de mestrado contribuiu para uma maior compreensão sobre a área de ensino, bem como para aproximar seu trabalho como comunicadora do universo dos discentes e docentes.

 

O jogo

O objetivo do Cerrado em jogo é levar conhecimento sobre a fauna local e incentivar a reflexão e a discussão sobre o que é o Cerrado e qual a relação dos seres humanos com o bioma. Pode ser jogado por crianças, jovens e adultos e, embora envolva habilidades de leitura e raciocínio, pode ser apresentado a crianças ainda não-alfabetizadas, que têm se interessado bastante pelo jogo em razão das fotografias dos animais. O Cerrado em Jogo é disponibilizado para download gratuito no portal eduCapes https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600661 e no repositório do IF Goiano https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1902, basta imprimir as cartas. Para incluí-lo em atividades escolares, é recomendado que as turmas sejam divididas em grupos com até 8 alunos, com um baralho por grupo. É interessante também que o professor se atente às reações dos alunos durante o jogo para promover discussões em seguida.

 

Como jogar

Podem participar de 2 a 8 jogadores. Cada carta apresenta valores numéricos relativos a 5 características do animal: popularidade (escala de 1 a 5, definida a partir da quantidade de resultados disponibilizados em buscas no Google), peso médio, filhotes (média por ninhada), anos de vida (máximo), risco de extinção (escala de 1 a 5).  A cada rodada, um jogador escolhe um desses tópicos e compara o valor da sua carta com o da carta dos demais jogadores. Quem tiver o maior valor ganha a rodada e as cartas dos outros jogadores. Vence o jogo aquele que ganhar todas as cartas do baralho ou que possuir a maior quantidade de cartas quando o tempo de jogo for encerrado.

 

Como imprimir 

O jogo está disponível em PDF para download gratuito no portal eduCapes e no repositório do IF Goiano em 3 versões: colorida, parcialmente colorida, e em escala de cinza. Todas as versões estão em formato A4, podendo ser impressas em impressora comum (doméstica) ou em um serviço gráfico. As páginas podem ser impressas frente e verso, basta se atentar à paginação:

 

FRENTE

VERSO

Página 1 (informações)

Página 2 (informações)

Páginas 3, 4, 5 e 6 (frente das cartas)

Páginas 8, 9, 10 e 11 (verso das cartas)

Página 7 (frente das cartas, incluindo as cartas de regras e ficha técnica)

Página 12 (verso das cartas, incluindo as regras)

 

Para garantir maior firmeza e durabilidade das cartas, é recomendada a utilização de papel couché (300g) ou papel fotográfico. Caso a impressão seja feita em papel sulfite, uma forma de deixar as cartas mais firmes é imprimir a frente e o verso separados e colar um papel-cartão entre eles.

 

Nas escolas

Por meio do perfil criado para divulgar o jogo didático na rede social Instagram, @cerradoemjogo, Ana Carolina foi convidada pelo professor mestre Miguel Ferreira Santana a participar remotamente, no último dia 10 de dezembro, de uma aula de Geografia do 6º ano da Escola Estadual Julieta Xavier Borges, em Barra do Bugres-MT. Na ocasião, o professor levou os alunos até a biblioteca da escola e utilizou um notebook e um datashow para que a servidora, que participava por meio de uma videochamada, pudesse interagir com a turma e apresentar o Cerrado em Jogo.

A turma de 21 alunos foi dividida em dois grupos com oito estudantes, e um grupo com quatro. Foram usados três baralhos do Cerrado em Jogo impressos em impressora comum (jato de tinta), e cada grupo jogou isolada e simultaneamente. Segundo o professor Miguel, “O Cerrado em Jogo abre um leque: além de apresentar o Cerrado, ajuda no desenvolvimento de algumas habilidades em nossos pequenos. A maior parte dos alunos se envolveu bem durante as rodadas. Eles desenvolveram o trabalho em equipe e tiveram que pensar de forma estratégica. Isso é excelente para o desenvolvimento do estudante”.

 

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria

Fim do conteúdo da página