Você está aqui: Página inicial > Eventos em Andamento > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Calouros de Saneamento fazem sua primeira visita técnica

Calouros de Saneamento fazem sua primeira visita técnica

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2019, 18h49 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 16h33

Parque do Itiquira é cenário para estudo de Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos

Alunos fazem medição de vazão no Rio Itiquira

A bela Cachoeira do Itiquira, cercada de cerrado nativo e animais silvestres, localizada no município de Formosa, assistiu à visita técnica realizada ontem, 28 de maio, pelos calouros do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Tempo Integral em Saneamento do Câmpus Formosa, acompanhados pela professora da disciplina de Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos, Caroline Iost, e pela estagiária em Pedagogia da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente, Mara Rubia Xavier Pereira.

O objetivo da visita ao Parque Nacional do Itiquira foi praticar a técnica de hidrometria.  Além disso, o grupo também observou aspectos conceituais dos conteúdos bacia hidrográfica, escoamento, processos erosivos, entre outros. A aluna Shirley Ribeiro dos Santos achou a atividade interessante e acredita que ajuda muito a compreender o conteúdo. “Vendo só a parte teórica às vezes não temos noção de todos os detalhes para fazer a medição da vazão do rio”, justificou a garota.

A turma foi dividida em cinco grupos que efetuaram a medição da vazão pelo método flutuador em dois trechos diferentes do Rio Itiquira. A vasão do rio depende de sua velocidade e da área onde a água está passando. O método flutuador determina a velocidade do rio. A área molhada foi determinada pela medição da largura da sessão do rio e pela batimetria, que é a sondagem do fundo pela medida de várias profundidades entre uma margem e outra. O estudante Jardelson de Freitas aprovou a visita como momento de aprendizagem. “A gente aprendeu muito, principalmente sobre a vazão do rio”, declarou.

Os alunos puderam perceber in loco, pela primeira vez, do que trata a atuação do profissional de Saneamento e a responsabilidade na coleta dos dados. “Quando chegamos foi complicado e assustador, pois éramos nós os responsáveis por medir a vazão”, relatou Jardelson.  Por sua vez, Shirley percebeu que “também é necessário bastante força de vontade para fazer tal prática, pois qualquer descuido com a medição pode alterar os resultados”.

Após a atividade educativa, eles seguiram para a recreação no parque. “Além de medir a vazão ter sido educativo, ter me dado aprendizado, foi divertido. Com as dúvidas que foram surgindo, foi muito bom poder interagir com os colegas e os outros grupos”, concluiu o aluno.

A professora Caroline Iost detalhou que o próximo passo será os alunos confeccionarem o relatório da prática realizada na visita técnica, explicando a metodologia, apresentando os resultados e discussões.

Fotos: Carol Iost

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa