Você está aqui: Página inicial > Eventos em Andamento > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Pesquisadora da UnB fará palestra sobre plantas da Antártica amanhã, 17

Pesquisadora da UnB fará palestra sobre plantas da Antártica amanhã, 17

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 22h33 | Última atualização em Sexta, 22 de Janeiro de 2021, 19h22

A palestra será transmitida no YouTube, no link https://youtu.be/Na1zFaH-Q98, das 15h às 16h30min

Pesquisadora abordará curiosidades sobre a Antártica

Os estudantes dos cursos técnicos de ensino médio do Câmpus Formosa e do curso superior de Ciências Biológicas terão um encontro virtual com a pesquisadora Júlia Viegas Mundim, na tarde de amanhã. A palestra “Estudando Briófitas no Continente Gelado” será mediada pelo professor de Biologia, Marcos Augusto Schliewe, e tratará de curiosidades sobre a Antártida.

O evento faz parte de um projeto interdisciplinar de ensino, “Desenvolvimento Sustentável”, que vem sendo aplicado durante a pandemia pelos professores Marcos Schliewe, Oberdan Quintino de Ataídes e Haissa Melo de Lima Gunther. Dessa forma, o projeto envolve diversas disciplinas, como Biologia Vegetal, Anatomia e Fisiologia Vegetal, Geografia, Biologia I e II e Anatomia e Fisiologia Animal.

Com mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB), Júlia Viegas agora faz doutorado na área e já foi três vezes à Antártida para estudar musgos típicos do local e compreender a diversidade genética. Mas, segundo ela, isso não é tão simples quanto parece.

De acordo com Júlia, um estudante de Biologia, por exemplo, deve “integrar-se a um grupo de pesquisa, dedicando-se a uma iniciação científica e planejando um projeto de mestrado”. Além disso, é necessário realizar o treinamento pré-Antártico, em que há a avaliação física e psicológica do pesquisador para poder viajar e permanecer em ambientes não hospitaleiros.

Seu projeto de doutorado que está sendo desenvolvido na UnB contribuirá para a descoberta e descrição de novas espécies de musgos do continente gelado e para a atualização, distribuição e conservação das espécies.

Na palestra desta quinta-feira, ela abordará as peculiaridades da Antártica, um ambiente inóspito e com vegetação única, mostrará o processo realizado para a obtenção de dados para a pesquisa e alguns resultados encontrados.

As inscrições para o evento estão abertas até amanhã e podem ser feitas no SUGEP do IFG, no link https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/d383f764-48ad-40ea-80a6-ea0a48dd17c5/inscricao.  Todos os participantes receberão certificado de 2 horas.

Faça aqui sua inscrição.

Foto: Júlia Viegas (Arquivo Pessoal)

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa