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Serviço de telefonia é retomado no Câmpus Formosa do IFG com sistema VoIP

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 17h41 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 20h22

Câmpus tem novo número de telefone fixo: (61)3246-3092

Câmpus Formosa do IFG já está recebendo ligações externas
Câmpus Formosa do IFG já está recebendo ligações externas

O serviço de telefonia do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) está de volta. Após um longo período inativo, os telefones do IFG voltaram a operar no último mês. A Gerência de Administração (GA) e a Coordenação de Tecnologia da Informação (TI) do Câmpus informaram a finalização dos trabalhos e anunciaram a disponibilidade do serviço para as comunidades acadêmica e externa.

Os problemas com o contato telefônico do Câmpus começaram no início da pandemia de Covid-19, em 2020, com o fim do contrato com a operadora Oi. A partir daí, a Gerência de Administração do Câmpus e a Reitoria realizaram, sem sucesso, tentativas de contratação. Na primeira licitação não houve participantes. Nas demais tentativas, os fornecedores vencedores desistiram do contrato, obrigando a GA e Reitoria a tomar medidas punitivas contra as empresas.

Segundo a gerente de Administração do Câmpus Formosa, Francione Neris de Sousa, a equipe de Gestão chegou a receber sugestões por parte de membros da comunidade acadêmica de trocar o telefone fixo por aparelhos celulares ou extinguir o serviço de telefonia. Entretanto, afirmou que “não é possível trocar o telefone fixo por celulares, já que o custo com manutenção de aparelhos, a troca, o sumiço, o vício de bateria, entre outros problemas, é maior do que manter o serviço do fixo”.

Ainda sobre as sugestões, Francione declarou que a extinção do serviço também não seria a melhor opção. “A Gestão entende que não podemos ficar sem a telefonia, porque o telefone é um trato mais direto, mais humano, e muita gente tem dificuldade de acesso aos demais sistemas. A tecnologia ainda não é acessada facilmente por todos”, explicou a servidora.

Sendo assim, a GA realizou uma dispensa de licitação, a partir da qual a empresa Avoip passou a operar. Inicialmente, houve um atraso e a empresa foi penalizada, mas retomou os trabalhos, entrando em acordo com o Câmpus. O contrato foi formalizado em fevereiro deste ano e poderá ser renovado até 2028.

A instalação da infraestrutura necessária para receber a telefonia VoIP foi realizada pela equipe de TI do Câmpus, a fim de facilitar o processo e agilizar o fornecimento do serviço. “A adição de pontos de rede lógica, a passagem de cabos e a reformulação do Centro de Processamento de Dados (CPD) do Câmpus foram etapas essenciais para garantir o funcionamento adequado e a confiabilidade do sistema. Portanto, foi necessário um tempo maior para a implementação do serviço”, explicou o técnico em Tecnologia da Informação, Marcos Gomes Araújo.

 

VoIP

“A implementação do sistema Voice over Internet Protocol (VoIP) representa um avanço significativo na área de telefonia, trazendo diversas inovações em relação aos sistemas tradicionais”, declarou Marcos. A tecnologia funciona por meio da internet, e não por linha telefônica discada.  Ao contrário dos sistemas telefônicos convencionais, que utilizam linhas dedicadas, o VoIP usa a infraestrutura de rede da internet para transmitir chamadas de voz. Isso elimina a necessidade de linhas telefônicas físicas e reduz custos.

Além disso, os ramais VoIP não estão vinculados a um local específico, com cabos telefônicos. Os usuários podem fazer chamadas de qualquer lugar com uma conexão à internet, até mesmo utilizando computadores com áudio e microfone. Com o VoIP, são disponibilizados vários recursos: gravação e encaminhamento de chamadas, correio de voz e relatórios detalhados, tornando a gestão de comunicações mais eficiente.

 

Mudanças

Com a volta da telefonia, o número de telefone fixo do Câmpus Formosa mudou. A necessidade da troca ocorreu devido ao tempo de inatividade do número antigo. O telefone estava inoperante desde 2020, com o fim do contrato com a operadora Oi. “Após um certo tempo em desuso, o número volta para a lista de opções da prestadora, passando a fazer parte das opções para os novos clientes. Infelizmente o número anterior não estava mais disponível quando voltamos a ter contrato”, esclareceu o servidor de TI.

Quem desejar entrar em contato com o IFG utilizando aparelho telefônico próprio deve ligar para o número 3246-3092 e solicitar à Recepção a transferência para o setor com o qual deseja falar. Para falar com outro setor utilizando um aparelho telefônico do Câmpus Formosa, basta discar o número do ramal desejado. A lista de ramais dos setores foi enviada a todos os servidores do Câmpus via email institucional.

“A implementação do VoIP no IFG representa uma atualização significativa na infraestrutura de comunicação da instituição, oferecendo benefícios em termos de custos, eficiência e flexibilidade”, afirmou Marcos Gomes.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

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