Você está aqui: Página inicial > Eventos em Andamento > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Exposições apresentam reflexões sobre o futuro
VIII SECITEC

Exposições apresentam reflexões sobre o futuro

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 16h55 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 18h14

Apresentações culturais relacionam o homem ao seu passado histórico e à atualidade

Cultura e arte também fazem parte da programação da VIII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Formosa, que é realizada com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). A exposição de painéis do Museu Arqueológico e Histórico do Planalto Central da Universidade de Brasília, de trabalhos de arte produzidos por alunos, de cordéis e fotografias e a presença de música durante a Semana marcam os trabalhos desta Secitec.

Expostos desde esta segunda-feira, 23, os paineis do Museu Arqueológico e Histórico do Planalto Central, no hall do Teatro Guaiá do IFG/Câmpus Formosa, traz aos visitantes a história do Cerrado, relacionada a mais antiga ocupação humana ocorrida na região há aproximadamente 11 mil anos.

Os painéis fazem referência à educação patrimonial, povos indígenas do Cerrado, petroglifos, sítio Vale dos Sonhos, em Goiânia, e sítio arqueológico Toca da Onça, em Formosa. Também é lembrado nos painéis, Paulo Bertran, historiador que introduziu o conceito de Eco-História. A exposição do Museu Arqueológico e Histórico do Planalto Central está aberta para visitação até esta sexta-feira, 27 de outubro.

Exposições de alunos

Obras serão expostas no Festival de Artes, em novembroAs produções artísticas dos alunos das 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio ao longo do ano na disciplina de Artes, com o professor Edson Rodrigo Borges, estão sendo expostas no Bloco Tecnológico (BT) e no Laboratório de Artes. São propostas inovadoras, que fogem da arte mercadológica; produções reflexivas, conscientes das questões atuais que afligem o mundo, como pedofilia, aborto e refugiados. Os temas são apresentados em diversas linguagens: fotografia, cordel, arte moderna, som.

Cristian Almeida Carvalho e Davi de Alcântara Vieira, alunos de Biotecnologia, recebem visitantes na Radio TemporalOs trabalhos na disciplina de Música, da professora Rosa Barros, são apresentados na sala temática Rádio Temporal. Fazendo uso da linguagem radiofônica, os alunos produziram programas de rádio temáticos, que tratam da história da música, desde a pré-história até o século XX, citando as características de cada época. Os programas contêm entrevistas com personalidades do mundo da música interpretadas pelos estudantes e vastos conteúdos que apresentam os maiores acontecimentos da história da música.

Sarau

A música embala a noite desta sexta-feira, 27. O encerramento da VIII Secitec será com o Sarau, a partir das 19h30min. Uma das atrações é o músico Erick Castanho, que constrói seu trabalho com inspiração na música raiz, dos folclores medievais e andinos. Há a mistura também de elementos indígenas e africanos. Um trabalho ímpar que não se pode perder. Outras apresentações também farão parte da noite.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa