Câmpus Goiânia oferta conteúdos complementares para o estudo autônomo dos estudantes
No projeto, serão ofertadas atividades que incentivam uma rotina de estudos para os alunos
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Mesmo durante esse período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) e de isolamento social, é possível e importante que os estudantes estabeleçam uma rotina de estudos. Para auxiliar nessa tarefa, a Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) do Departamento Acadêmico 1 oferta, por meio de projeto, conteúdos pedagógicos complementares para os alunos.
O projeto de título “Auxílio ao Estudo Autônomo” é uma iniciativa dos servidores do Câmpus Goiânia do IFG: Aline de Fátima Sales Silva, Humberto Pires da Paixão, Aryadne Caetano de Carvalho, Marcos Paulo Barbosa do Santos, todos vinculados à CAPD do Departamento Acadêmico 1. O projeto trata-se de uma ação pedagógica que pretende, por meio de dicas, sugestões e recomendações, auxiliar o estudante do câmpus na construção de uma rotina de estudos, que envolva a leitura de livros, a apreciação de filmes, documentários e vídeos, a visita a espaços virtuais (teatros, museus, galerias, bibliotecas etc.).
A ideia de conceber o projeto nasceu da preocupação com a saúde mental dos alunos do Câmpus Goiânia do IFG e busca se pautar nas orientações de especialistas da área de saúde mental quanto à necessidade de reorganização e estabelecimento de rotinas em tempos de isolamento/distanciamento social como medida de preservação da saúde psíquica.
As dicas, sugestões e recomendações priorizarão livros, filmes, documentários e outras fontes que sejam de domínio público, com vistas à democratização do acesso aos estudantes que estão em casa neste momento e sem aulas. Especialmente, a ação terá como foco também a oferta de conteúdos complementares adequados para os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG.
Os conteúdos serão ofertados a partir das indicações que podem ser feitas por coordenadores de áreas acadêmicas, cursos, professores e técnicos-administrativos interessados em contribuir com as atividades de ensino complementares. Antes da divulgação, as sugestões passarão pela análise a ser feita pelo grupo composto pelo projeto.
Dicas de estudos
Nas primeiras publicações do projeto, os estudantes poderão conferir dicas básicas para criar uma rotina de estudo autônomo, como: buscar um local tranquilo e adequado para estudar; definir horários para os estudos; montar um plano de estudo como o sugerido neste modelo (clique aqui); diversificar as fontes e materiais de aprendizado; fazer pausas entre os estudos; tornar o aprendizado significativo e proveitoso e revisar o que aprendeu.
Apesar do caráter pedagógico dos conteúdos disponibilizados pelo projeto, as sugestões de estudos para os alunos serão ofertadas como atividades complementares, ou seja, não implicam a obrigatoriedade na execução das recomendações e nem substituem as aulas presenciais. Mas, tratam-se de materiais pedagógicos pensados como incentivadores para que os estudantes tenham uma maior autonomia quanto a sua formação, já que o momento de suspensão das aulas por tempo indeterminado exige uma reinvenção no ensino e na aprendizagem.
Os conteúdos do projeto serão disponibilizados no site e nas redes sociais do Câmpus Goiânia do IFG com divulgações quinzenalmente. Os interessados podem conferir todas as publicações na página “Ações do Câmpus Goiânia – Covid-19” e nas redes sociais da unidade no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.
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