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ELEIÇÕES IFG

Candidaturas a reitor e a diretores-gerais dos câmpus podem ser registradas até dia 28

Publicado: Quarta, 26 de Maio de 2021, 13h58 | Última atualização em Quinta, 27 de Maio de 2021, 18h12

Lista preliminar dos candidatos será divulgada dia 29 e recursos poderão ser apresentados no dia 31

imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está em processo eleitoral para a escolha de seu novo reitor e dos novos diretores-gerais de seus 14 câmpus, que vão comandar a Instituição durante o quadriênio 2021-2025. Os candidatos podem registrar suas candidaturas a partir desta quarta-feira, 26, até o dia 28. As inscrições serão feitas via internet, por meio do preenchimento do formulário, disponível no endereço eletrônico: https://www.ifg.edu.br/eleicoes2021, e envio da documentação comprovante de que os candidatos atendem aos requisitos para os cargos.

Os requisitos para os candidatos a reitor e a diretores-gerais estão estabelecidos pela Lei nº 11.892/2008, que transformou os antigos Cefets em Institutos Federais. Para o cargo de reitor, é necessário ser professor, ter no mínimo cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e ter o título de doutor ou estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

Para concorrer ao cargo de diretor-geral de câmpus, a lei estabelece como requisito ser professor ou servidor técnico-administrativo, ter no mínimo cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e se enquadrar em pelo menos uma das seguintes situações: preencher os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de reitor,  possuir o mínimo de dois anos de exercício em cargo ou função de gestão na instituição, ou ainda ter concluído, com aproveitamento, curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública. Os impedimentos para apresentação de candidaturas estão listados nos artigos 16 e 17 do Regulamento das Eleições.

Para a homologação das candidaturas a reitor, a Comissão Eleitoral Central vai analisar a documentação comprobatória do cumprimento dos requisitos previstos na lei e também certidão expedida pela Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos ou setor equivalente do câmpus de lotação do candidato de que não tenha sido condenado por qualquer infração disciplinar; e o plano de trabalho apresentado no ato de inscrição. O mesmo procedimento será adotado pelas Comissões Eleitorais Locais, responsáveis pelas homologações das candidaturas a diretores-gerais dos câmpus. 

A Comissão Eleitoral Central vai divulgar, no dia 29, a lista preliminar das candidaturas, que poderão ser questionadas, por meio de recursos. Esses recursos somente poderão ser apresentados no dia 31. A Comissão Eleitoral Central analisará os recursos às candidaturas de reitor. Depois de analisados os recursos às candidaturas de diretores-gerais, as Comissões Eleitorais Locais vão enviar a lista de candidatos para a Comissão Eleitoral Central para a homologação. 

Dia 1º de junho será divulgada a lista final dos candidatos e no dia seguinte os candidatos poderão iniciar suas campanhas eleitorais, que devem respeitar as regras estabelecidas no Regulamento das Eleições. A votação em primeiro turno será realizada dia 14 de junho.

 

Acesse a página das Eleições 2021 e os últimos documentos publicados pela Comissão Eleitoral Central.

 

Regulamento das Eleições

A Comissão Eleitoral Central do Instituto Federal de Goiás (IFG) publicou na última sexta-feira, dia 21, o regulamento do processo de consulta à comunidade acadêmica para escolha do novo reitor e dos diretores-gerais dos 14 câmpus da Instituição para o quadriênio de 2021-2025.

O processo de consulta será conduzido, coordenado e regulamentado pela Comissão Eleitoral Central e pelas Comissões Eleitorais Locais dos câmpus e da Reitoria. As eleições na Instituição serão feitas por meio de votação online.

 Conheça o Regulamento das Eleições.

 

Inscrição

A inscrição dos candidatos será realizada por meio de formulário, disponível no endereço eletrônico: https://www.ifg.edu.br/eleicoes2021 entre os dias 26 e 28 de maio. A documentação necessária para a inscrição está descrita nos artigos 21, para os candidatos a reitor, e no artigo 22, para os candidatos a diretores-gerais. A relação com os nomes dos candidatos homologados será publicada pela Comissão Eleitoral Central, no endereço eletrônico https://www.ifg.edu.br/eleicoes2021, no dia 1º de junho.

Campanha eleitoral

A campanha eleitoral dos candidatos, seja para reitor ou para diretores-gerais de câmpus do Instituto Federal de Goiás, poderá ser realizada entre os dias 2 e 12 de junho. Os candidatos deverão promover suas campanhas e atividades relacionadas a ela exclusivamente em meios digitais pessoais/particulares.  Todas as normas para a realização das campanhas estão dispostas no Regulamento, no Capítulo XI – Da Campanha Eleitoral.

Votação online

Devido à pandemia da Covid-19, a votação para a escolha de reitor e diretores-gerais será realizada de forma online. Para isso, será utilizado o Sistema Helios Voting. Os eleitores utilizarão as credenciais institucionais IFG-ID (mesmo login/senha do SUAP, Q-Acadêmico e Moodle) para identificação e registro do voto.

De acordo com o cronograma do processo eleitoral, a votação em 1º turno será realizada no dia 14 de junho, das 9h às 21h. A apuração dos votos ocorrerá por meio de transmissão online após a votação.

Caso haja 2º turno, a votação será realizada no dia 24 de junho, das 9h às 21h. A apuração também será transmitida de forma online no mesmo dia, logo após o término da votação.

O cronograma e todas as regras das eleições para reitor e diretores-gerais dos 14 câmpus do IFG podem ser conferidos no Regulamento. As eleições serão coordenadas pela Comissão Eleitoral Central (CEC), designada pela Resolução nº 58, de 10 de maio de 2021, e pelas Comissões Locais em cada Câmpus e Reitoria, designadas pela Resolução nº 59, de 12 de maio de 2021.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

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