Você está aqui: Página inicial > Eventos realizados > Semana da EPT reúne mostras, oficinas e debates

Semana da EPT reúne mostras, oficinas e debates

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 15h45 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 10h00

Evento gratuito e aberto ao público vai de 16 a 22 de outubro, em Brasília, com o tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”

O Ministério da Educação (MEC) realiza a 3a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), de 16 a 22 de outubro, das 9h às 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento contará com a apresentação de mais de 280 projetos nos estandes que compõem a mostra, oferta de oficinas rápidas para o público, área exclusiva sobre inovação e debates sobre EPT.

Os visitantes não precisam se inscrever e terão acesso livre e gratuito aos espaços da mostra tecnológica. Já os debates e as oficinas necessitam de inscrição, que pode ser feita pelo link [https://www.sympla.com.br/evento/3-semana-nacional-da-educacao-profissional-e-tecnologica/2182392].

Nessa edição, mais de 50 instituições ofertantes dessa modalidade de ensino no País participarão do evento, incluindo os Institutos Federais (IFs), as redes estaduais de educação, as escolas técnicas vinculadas às universidades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O tema da Semana é “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”. Na programação, haverá debates sobre a EPT na educação básica; a inovação e o empreendedorismo na EPT; as demandas governamentais por qualificação profissional; a gestão e governança das instituições da rede federal, entre outros assuntos.

O evento também terá a presença de unidades móveis educacionais, no lado externo do Centro de Convenções, oportunizando ao público oficinas de imersão e interatividade. A programação conta, ainda, com apresentações culturais, exposição multimídia sobre os 15 anos dos IFs e concessão da Medalha Nilo Peçanha, patrono da educação profissional e tecnológica no Brasil.

União – Como ação conjunta entre o MEC e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica será realizada juntamente com a 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. A iniciativa visa unir as ações que envolvem os dois ministérios e somar esforços na promoção da educação, ciência e tecnologia.

A abertura solene dos dois eventos terá a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, entre outras autoridades, e ocorrerá na terça-feira (17), às 11h, no Auditório Planalto.

Mais informações estão disponíveis no site do evento: [https://www.gov.br/mec/pt-br/areas-de-atuacao/ept/semana-nacional-da-educacao-profissional-e-tecnologica/3a-edicao/semanaept].

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)