Coordenação de Comunicação Social - Câmpus Goiânia
Campanha Eu Curto e Cuido
A campanha de comunicação para preservação do patrimônio do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é uma iniciativa da Coordenação de Comunicação Social do IFG - Câmpus Goiânia, com o apoio da Direção-Geral, iniciada em 5 de julho de 2012, em virtude das comemorações de 70 anos de aniversário do câmpus.
Nesta data, celebra-se também o Batismo Cultural de Goiânia, ocorrido em 1942, quando o prédio da então Escola Técnica de Goiânia abrigou parte dos eventos da inauguração da nova capital de Goiás. Em 2013, a campanha passa a ser intitulada de Eu Curto e Cuido, com intuito de conferir identidade às ações de comunicação destinadas à sensibilização da comunidade acadêmica com vistas à preservação do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural que representa o Câmpus Goiânia.
Objetivo geral
A campanha de comunicação institucional Eu Curto e Cuido visa divulgar e preservar a memória histórica e acervo arquitetônico Art Déco do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).
Objetivos específicos
- Divulgar a história e o patrimônio arquitetônico Art Déco no IFG;
- Promover campanhas educativas sobre a preservação do patrimônio;
- Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade compartilhada pelo bem público institucional.
Justificativa
A campanha Eu Curto e Cuido justifica-se pela sua contribuição educacional para ocupação responsável do IFG - Câmpus Goiânia, prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como um dos bens isolados e edifício público do acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia, com objetivo de se conservar este patrimônio.
Desenvolvimento
As ações da campanha Eu Curto e Cuido são planejadas no início de cada ano letivo no IFG - Câmpus Goiânia, pela Coordenação de Comunicação Social do IFG - Câmpus Goiânia, com aval e apoio da Direção-Geral do Câmpus Goiânia. Os recursos para a campanha advém de contratos de materiais gráficos, serigráficos e produção de vídeos e fotos com orçamento da própria instituição.
A execução das ações da campanha ocorre ao longo do ano letivo, com ênfase especial das atividades na data de celebração do aniversário do câmpus, em 5 de julho. Para tanto, são empreendidos esforços e recursos da Coordenação de Comunicação Social do IFG -Câmpus Goiânia, na concepção e elaboração de materiais de comunicação institucional que subsidiem a realização da campanha Eu Curto e Cuido, como: produção de fotografias, desenvolvimento de artes gráficas para materiais impressos e redes sociais digitais, produção de matérias jornalísticas para site e de conteúdos sobre a campanha para redes sociais digitais, elaboração de roteiro, gravações e edições de vídeos da campanha para veiculação em plataformas digitais e em eventos institucionais.
Em 2013, a campanha foi nomeada como Eu Curto e Cuido e visou à sensibilização da comunidade acadêmica, por meio da elaboração de uma identidade visual específica, sendo utilizada em documentos oficiais, materiais gráficos e vídeos, com slogan: Câmpus Goiânia - Patrimônio Art Déco. Nos anos posteriores, foram produzidos cartazes para orientação sobre a preservação do patrimônio para os públicos da instituição e foram feitas divulgações da campanha em redes sociais.
Em 2014, ocorre o mapeamento das obras de artes que compõem o acervo artístico da instituição e foi aberta a exposição fotográfica permanente Eu Curto e Cuido, no Teatro do IFG. Em 2015 e 2016, foram produzidos adesivos da campanha, que foram afixados nos murais do câmpus. Em 2016, foi elaborada nova cartilha institucional com parte do conteúdo dedicado à divulgação do patrimônio. Em 2017, foi mantida novo site do IFG - Câmpus Goiânia a página sobre patrimônio Art Déco e foram desenvolvidos novas ações (confecção de blocos, marcadores de página, sorteios de brindes, plotagem de painéis, etc.). Em 2018, a campanha prosseguiu com a apoio ao evento Goiânia Art Déco Festival e com a realização do Passeio Bike Déco e Moto Déco.
Resultados
Por meio da campanha, os resultados são: a comunidade acadêmica é levada a continuamente a tomar conhecimento sobre a história do patrimônio histórico e arquitetônico que ocupa no IFG - Câmpus Goiânia; servidores e alunos compartilham a responsabilidade pela preservação do edifício, especialmente, conscientes das limitações em não afixar cartazes e faixas aleatoriamente no prédio do câmpus; parceria com a gerência de manutenção do câmpus para ações conjuntas de preservação do edifício público; maior interação entre a instituição e o público externo através da campanha sobre a preservação do patrimônio pelas redes sociais digitais; cobertura midiática gratuita sobre a história e preservação do patrimônio junto à mídia local; maior interesse da comunidade pela história da Instituição onde trabalha, estuda ou visita.
Confira o relatório sobre a campanha de preservação do patrimônio do Câmpus Goiânia do IFG
Redes Sociais