Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Cidade de Goiás > NAPNE
Início do conteúdo da página

NAPNE

Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 13h15 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 10h47
O NAPNE é o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas e está presente em todos os Campus do IFG. Seu Regulamento foi aprovado em outubro de 2017, mediante a Resolução CONSUP/IFG nº 30/2017. Após retificação, figura como Resolução CONSUP/IFG nº 01, de 04 de janeiro de 2018. O documento regulamenta a implementação e fornece diretrizes para a constituição desses núcleos, cujo público-alvo compõe-se de discentes "que possuem impedimento de longo prazo de natureza física, sensorial, mental ou intelectual psicossocial; altas habilidades/superdotação e/ou transtornos globais do desenvolvimento que influenciam no processo de ensino e aprendizagem". Além disso, também estamos amparados pela Resolução 98/2021, que define  os  procedimentos  de adaptação  didático-pedagógica, flexibilização curricular, terminalidade específica e aceleração de estudos para estudantes com necessidades educacionais específicas – NEE. 

Acesse as resoluções:
 
 
Os NAPNEs são compostos por uma comissão multiprofissional de servidores, e buscam “a quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais e atitudinais na instituição”, subsidiando docentes e demais servidores no desenvolvimento de ações que possam dirimir ou minimizar essas barreiras e maximizar potenciais e a autonomia desses estudantes.
 
No Campus Cidade de Goiás, o NAPNE surgiu em 2018 e desde então busca estar presente na Instituição de forma mais efetiva, estreitando os diálogos e encurtando caminhos burocráticos de fomento à realização das atividades. Os estudantes com necessidades educacionais específicas que chegam à instituição são encaminhados para o núcleo, que faz um trabalho de identificar da forma mais minuciosa possível suas necessidades e as possibilidades, seja através de conversas com os próprios estudantes ou com seus responsáveis, seja através da análise de documentos existentes que relatam sua situação.
 
Porém, apesar das legislações internas e também nacionais e internacionais sobre inclusão, e dos esforços da equipe desde o surgimento do Núcleo no Campus, ainda esbarramos em algumas limitações institucionais que aos poucos vêm sendo superadas. Por isso, o trabalho do NAPNE ainda não é tão efetivo como deveria e em alguns momentos não conseguimos dar o suporte necessário e devido, porém, trabalhamos para conquistar cada vez mais espaço dentro do Campus e possibilidades para realizar com efetividade o que está disposto nas Resoluções citadas acima.
 
Atualmente, a equipe do NAPNE Campus Cidade de Goiás é composta pelos servidores abaixo, conforme Portaria nº 1947 de 2023:
 
Nádia Alves Pinheiro (Coordenadora)
Hellen Araujo Queiroz (Professora de Atendimento Educacional Especializado)
Thais Rosa Arruda  (Profissional de Apoio Escolar)
Felipe Rodrigues Barbosa (Estagiário)
Adria Borges Figueira Cerqueira
Erica de Almeida Bastos Zanon
Fabrício Cardoso da Silva
Meire Lisboa Santos Gonçalves
Regina Duarte Ribeiro Melo
Stênio Gonçalves de Oliveira
Lais Vieira Santiago de Almeida
Emicleia Alves Pinheiro
Claudia do Amaral Trindade
Euzamar Ribeiro de Oliveira
 
 
O NAPNE funciona ao lado do restaurante estudantil.
O contato com o NAPNE pode ser realizado através do nosso telefone institucional (que também funciona como whatsapp): 62 99410-8788 e também através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Fim do conteúdo da página