Convênio

IFG dá início ao Curso de Formação de Guarda Civil Municipal

Cerimônia de abertura da aula inauguralCerca de 230 guardas patrimoniais das cidades de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia e Santo Antônio do Descoberto estão participando do curso de extensão de Formação de Guarda Civil Municipal. O curso é ofertado pelo Instituto Federal de Goiás – Câmpus Luziânia e suas atividades tiveram início nesta semana, no dia 19 de setembro. A aula inaugural foi realizada na terça-feira, 20, e contou com a palestra magna Segurança Pública no Brasil: desafios e perspectivas e o papel do município, ministrada pelo professor e pesquisador Ricardo Brisolla Balestreri.

Diretor-geral do Câmpus, professor José Carlos Barros Silva, em seu pronunciamentoO Diretor-geral do câmpus, professor José Carlos Barros Silva, explicou que o IFG busca proporcionar aos participantes do curso uma formação humanizada, com destaque ao respeito aos direitos humanos e à diversidade social, e assim, promover o pleno exercício da profissão e a garantia dos direitos do cidadão. “Além disso, buscamos desenvolver nesses profissionais capacidades técnica, cognitiva, emocional, física e ética para que estabeleçam com a comunidade um sentimento de confiança”, afirmou o diretor-geral.

De acordo com o termo do convênio, a parceria visa “qualificar o profissional da Guarda Civil Municipal como agente de cidadania e construir sua identidade como educador, mediador e agente de prevenção, utilizando o diálogo como importante instrumento para a mediação de conflitos e tomada de decisões”.

Palestrante Ricardo Brisolla BalestreriEm seu discurso, Ricardo Balestreri falou da importância desses agentes para a comunidade. “Vocês vão compor uma página histórica da segurança pública no Brasil, ao fazer esse trabalho que é inédito. Vemos a história acontecer em Goiás. Vocês são pedagogos da cidadania e têm a missão de serem cuidadores da sociedade. Vocês escolheram não abandonar o povo brasileiro, que já é abandonado por tudo e por todos. E, por isso, merecem os parabéns pela coragem, pela ousadia, pelo espírito público que tiveram ao escolher essa profissão, que é mais que uma profissão, é uma missão”, finalizou Balestreri.

Participaram também da aula inaugural o coronel Carlos César Macário, representando o Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás, Senhor José Hélio; o presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil, Oséias Francisco da Silva; o assessor e gerente de projetos da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás, Hernany Bueno de Araújo; o gerente do Pacto Social Goiás pela Vida, Madson Rodrigues, e integrantes das Guardas Municipais de Cristalina, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Goiânia.

Representando o Instituto Federal de Goiás, estavam presentes o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor José Carlos Barros Silva; o gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do câmpus, Reinaldo de Lima Reis Júnior; a chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, Marizângela Bortolo, e a gerente de Administração, Ione Velame. Participaram também servidores técnicos-administrativos e docentes da unidade.

Lançamento do livro Sobreviva, GuardiãoAconteceu ainda, durante a aula inaugural, o lançamento do livro Sobreviva, Guardião – técnicas para a autopreservação da vida, do autor Leonardo Daniel Colzani.

O curso

aula guarda civilO curso de Formação de Guarda Civil Municipal é fruto do convênio firmado entre o IFG e as prefeituras de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia e Santo Antônio do Descoberto e da parceria da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás.

As aulas são realizadas no Câmpus Luziânia e acontecem de segunda a sexta, das 7h30min às 12h15min e das 13h30min às 17 horas. O curso terá carga horária de 990 horas, distribuídas em 45 disciplinas. A previsão de conclusão do curso é dezembro de 2016.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.