Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Convênio

Imprimir

IFG dá início ao Curso de Formação de Guarda Civil Municipal

Cerimônia de abertura da aula inauguralCerca de 230 guardas patrimoniais das cidades de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia e Santo Antônio do Descoberto estão participando do curso de extensão de Formação de Guarda Civil Municipal. O curso é ofertado pelo Instituto Federal de Goiás – Câmpus Luziânia e suas atividades tiveram início nesta semana, no dia 19 de setembro. A aula inaugural foi realizada na terça-feira, 20, e contou com a palestra magna Segurança Pública no Brasil: desafios e perspectivas e o papel do município, ministrada pelo professor e pesquisador Ricardo Brisolla Balestreri.

Diretor-geral do Câmpus, professor José Carlos Barros Silva, em seu pronunciamentoO Diretor-geral do câmpus, professor José Carlos Barros Silva, explicou que o IFG busca proporcionar aos participantes do curso uma formação humanizada, com destaque ao respeito aos direitos humanos e à diversidade social, e assim, promover o pleno exercício da profissão e a garantia dos direitos do cidadão. “Além disso, buscamos desenvolver nesses profissionais capacidades técnica, cognitiva, emocional, física e ética para que estabeleçam com a comunidade um sentimento de confiança”, afirmou o diretor-geral.

De acordo com o termo do convênio, a parceria visa “qualificar o profissional da Guarda Civil Municipal como agente de cidadania e construir sua identidade como educador, mediador e agente de prevenção, utilizando o diálogo como importante instrumento para a mediação de conflitos e tomada de decisões”.

Palestrante Ricardo Brisolla BalestreriEm seu discurso, Ricardo Balestreri falou da importância desses agentes para a comunidade. “Vocês vão compor uma página histórica da segurança pública no Brasil, ao fazer esse trabalho que é inédito. Vemos a história acontecer em Goiás. Vocês são pedagogos da cidadania e têm a missão de serem cuidadores da sociedade. Vocês escolheram não abandonar o povo brasileiro, que já é abandonado por tudo e por todos. E, por isso, merecem os parabéns pela coragem, pela ousadia, pelo espírito público que tiveram ao escolher essa profissão, que é mais que uma profissão, é uma missão”, finalizou Balestreri.

Participaram também da aula inaugural o coronel Carlos César Macário, representando o Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás, Senhor José Hélio; o presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil, Oséias Francisco da Silva; o assessor e gerente de projetos da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás, Hernany Bueno de Araújo; o gerente do Pacto Social Goiás pela Vida, Madson Rodrigues, e integrantes das Guardas Municipais de Cristalina, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Goiânia.

Representando o Instituto Federal de Goiás, estavam presentes o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor José Carlos Barros Silva; o gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do câmpus, Reinaldo de Lima Reis Júnior; a chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, Marizângela Bortolo, e a gerente de Administração, Ione Velame. Participaram também servidores técnicos-administrativos e docentes da unidade.

Lançamento do livro Sobreviva, GuardiãoAconteceu ainda, durante a aula inaugural, o lançamento do livro Sobreviva, Guardião – técnicas para a autopreservação da vida, do autor Leonardo Daniel Colzani.



O curso

aula guarda civilO curso de Formação de Guarda Civil Municipal é fruto do convênio firmado entre o IFG e as prefeituras de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia e Santo Antônio do Descoberto e da parceria da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás.

As aulas são realizadas no Câmpus Luziânia e acontecem de segunda a sexta, das 7h30min às 12h15min e das 13h30min às 17 horas. O curso terá carga horária de 990 horas, distribuídas em 45 disciplinas. A previsão de conclusão do curso é dezembro de 2016.







Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.