Novo Serviço de E-mail Institucional
Acessar Novo E-mail - email.ifg.edu.br
Acessar e-mail antigo (acessível somente pela VPN)
O serviço de e-mail institucional do IFG para professores e técnicos-administrativos na plataforma Microsoft Exchange foi substituído em 20/06/2019 pela solução Google Suite For Education. Esta decisão foi aprovada pela Diretoria de TI, Reitoria, Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comitê Gestor de Segurança da Informação e Comunicações do IFG conforme consta no processo administrativo 23372.000811/2018-15.
Benefícios do novo serviço de e-mail:
- Espaço de armazenamento limitado;
- Serviços agregados ( Calendário, Contatos, Drive, Docs, Google Sala de Aula, Meet, dentre outros);
- Redução dos custos em Infraestrutura no IFG (servidores, antispam, backup, disponibilidade, armazenamento);
- Fornecimento gratuito pelo Google da solução G Suite For Education para o Instituições Públicas de Ensino;
- Ferramentas de interação entre professores e alunos.
Perguntas e Respostas
Quando poderei utilizar o novo e-mail institucional?
A partir do dia 20 de junho de 2019.
Como ficarão os endereços de e-mail atuais?
O endereços de e-mail continuarão o mesmos, tanto para servidores, setores, listas dinâmicas e fixas. O processo de criação de e-mail para novos servidores, setores, listas dinâmicas e fixas permanece com a DTI.
Serão migrados os e-mails?
Serão migrados as mensagens dos últimos 3 meses do serviço antigo para o novo, exceto para e-mails de setores.
Vou perder meus e-mails antigos?
Não. O sistema antigo https://correio.ifg.edu.br continuará ativo somente para consulta.
Como acesso o novo e-mail?
O novo e-mail é acessado através do endereço https://email.ifg.edu.br utilizando as credenciais IFG-ID.
Obs: Não será solicitado troca de senha para utilização do novo serviço de e-mail. A DTI nunca envia e-mail solicitando alteração de senha, caso receba algo do tipo trata-se de e-mail fraudulento e deve ser excluído.
Como acesso o e-mail de setor?
Com o novo serviço de e-mail, muda a forma de acesso ao e-mail de setor. Veja o tutorial.
Clique aqui e assista ao vídeo tutorial.
Como ficarão as listas de distribuição/grupos de e-mail?
As listas de distribuição de e-mails/grupos existentes permanecerão e o processo de gestão continuará da mesma forma, sendo:
- dinâmicas: os destinatários são incluídos automaticamente conforme sua lotação (ex: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e gerenciadas somente pela Comunicação Social da Reitoria e Câmpus.
- fixa: os destinatários são incluídos/excluídos manualmente e podem ser gerenciadas pelo setor dono da lista.
Posso criar listas de distribuição/grupos e e-mails de setores?
Não. A criação de listas e e-mails de setores continua sendo realizado pela DTI através de abertura de chamado pelo requisitante. Porém, como novidade, o gestor da lista fixa ou e-mail setorial poderá gerenciar os membros.
Como acessar o novo e-mail no dispositivo móvel (celular / tablet)?
Em configurações de contas do dispositivo, adicionar uma conta do tipo Google e informar seu e-mail institucional, posteriormente será solicitado seu IFG-ID.
Posso utilizar um cliente de e-mail externo do tipo Outlook, Thunderbird, etc?
Não. O serviço só pode ser acessado via WEB ou aplicativos que permitam conta do tipo Google.
E sobre os e-mails de estudantes?
Neste momento o G Suite for Education será disponibilizado somente para professores e técnicos-administrativos. Em breve será disponibilizado também para os estudantes.
Como fica a conta no Microsoft Office 365 para professores, técnicos administrativos e estudantes?
O IFG continuará com o Office 365 Online sendo que para estudantes é disponibilizado o e-mail e também os demais serviços(One Drive, Office Online, Power BI, etc), e para professores e técnicos administrativos é disponibilizado todos os aplicativos menos o e-mail.
- Mais sobre o serviço de e-mail e office online para estudantes: https://www.ifg.edu.br/dti/servicos-de-ti?showall=&start=5
- Mais sobre o serviço do office online para professore e técnicos-administrativos: https://www.ifg.edu.br/dti/servicos-de-ti?showall=&start=6
Quero saber mais...
Mais perguntas e respostas sobre o G Suite for Education podem ser acessadas por aqui: https://support.google.com/a/answer/139019?hl=pt-BR
Orientações das ferramentas do Google
Centro de Aprendizagem para Professores: Utilizar as ferramentas do Google para as atividades de ensino.
Suporte Google: Orientações e suporte para utilização das ferramentas do Google
Para outras dúvidas ou informações entrar em contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (62) 3612-2227.
Redes Sociais