Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Mestrado Profissional em Artes
Início do conteúdo da página

Mestrado Profissional em Artes PROF-ARTES

Criado: Sexta, 15 de Maio de 2020, 16h47 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 23h11

Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Artes
altera o calendário do Edital 2020


Considerando o contexto da pandemia ocasionado pelo COVID 19, as limitações de aproximação física como prevenção ao contágio, em respeito às dificuldades e limitações de acesso à internet por pessoas interessadas, o Conselho Gestor Nacional do Prof-Artes, constituído pelas 15 coordenações das Instituições de Ensino Superior Associadas, publica e divulga a prorrogação do período de inscrições até o dia 21/09/2020, estendendo-se o início do período letivo para o primeiro semestre de 2021.

Acesse o Edital 2020 e retificações.

 

 

Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica - ProEB

O Mestrado Profissional em Artes PROF-ARTES faz parte dos Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica - ProEB. Esses programas tem por objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício na rede pública de educação básica, em conformidade com a política do Ministério da Educação – MEC, mediante apoio às instituições de ensino superior (IES) ou rede de instituições associadas do País, responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica. Acesse https://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/proeb.

O PROF-ARTES é um programa de Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes com área de concentração em Ensino de Artes, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Este curso é oferecido em formato semi-presencial com obrigatoriedade de assistência às aulas nos Campi

Coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) o PROF-ARTES (https://www.udesc.br/ceart/profartes) tem por objetivo proporcionar formação continuada a docentes de Artes da Educação Básica pública, propondo discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade. 

 

Perfil do candidato (requisitos):
  • Ser portador/a de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação; em qualquer área de formação;
  • Pertencer aos quadros de servidores/as efetivos/as de instituições públicas de ensino da Educação Básica;
  • Atuar no âmbito da Educação Básica em modalidade formal, estar em exercício em sala de aula, ministrando aulas de Arte no momento de inscrição neste processo seletivo e durante o curso;
  • Comprometer-se a manter carga horária de ensino de Artes com mínimo de 10 hora/aula, e no caso dos/as estudantes que receberem bolsa, o máximo de 20 hora/aula, em Instituições Escolares Públicas durante o período de realização do mestrado;
  • Possuir Currículo Lattes.

 

FAQ - Perguntas Frequentes sobre o Edital 2020

1. Sou professor de Arte em escola particular. Posso participar?

Não. Este programa de pós-graduação tem recurso específico para investimento na Educação Básica da rede pública e, por isso, é destinado a servidores públicos.

2. Sou professor de Arte em escola pública, mas não estou em sala de aula. Posso participar?

Não. O professor de Arte que queira participar da seleção deverá, obrigatoriamente, comprovar que está em exercício docente em sala de aula - pelos menos 10h/a. Para bolsistas (até 30% das vagas) a carga-horária não poderá ultrapassar 20h/a.

3. Sou pedagogo. Posso participar?

Professores de quaisquer áreas de formação podem participar, desde que comprovem atuação docente com o componente curricular Arte (em sala de aula) no ato da inscrição e durante o curso.

4. Sou professor da Educação Infantil. Posso participar?

Conforme o projeto de curso, disponível em https://www.udesc.br/ceart/profartes/projetodocurso, "Para participar do Prof-Artes os candidatos deverão ser docentes concursados na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio)", não contemplando, desse modo, a Educação Infantil. 

5. Professores que atuam com o ensino de Arte não-formal podem participar?

Apenas professores do ensino formal podem participar.

6. Quando começarão as aulas?

Devido ao contexto do COVID 19, o cronograma do processo seletivo foi alterado e as aulas iniciarão no primeiro semestre de 2021.

7. As aulas presenciais serão onde e em quais dias e horários?

No IFG, o Mestrado em Artes está sediado no Campus Aparecida de Goiânia. As aulas presenciais acontecerão semanalmente, às sextas e sábados. Demais atividades complementares e orientações serão definidas entre mestrandos e orientadores.

8. O que é um Programa de Pós-Graduação entre Instituições de Ensino Superior (IES) Associadas?

É um programa criado de forma associada entre instituições públicas de ensino superior, reconhecido e avaliado pelo MEC/CAPES. Há uma coordenação nacional (atualmente, na Universidade do Estado de Santa Cataria - UDESC) e as coordenações locais. O vínculo acadêmico do aluno acontece pela IES que ele escolheu no ato da inscrição e a sua certificação de Mestre em Artes será por ela emitida.

9. Que atenção devo ter com o meu projeto de pesquisa?

Seu projeto de pesquisa deverá ter uma relação direta com sua atuação nas aulas de Arte em sua escola, com o objetivo de provocar impactos e transformações positivas no ambiente escolar e contribuir para a Educação Básica e a pesquisa em Artes. 

10. Qual nível de língua estrangeira é exigido?

Exige-se Nível Intermediário em inglês, francês ou espanhol. O aluno aprovado ao mestrado terá até o décimo oitavo mês do curso para apresentação da certificação.

 

Fim do conteúdo da página