Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Anápolis > Notícias do Câmpus Anápolis > CPPIR é tema de reunião no Novembro Negro
Consciência Negra

CPPIR é tema de reunião no Novembro Negro

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 17h46 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 17h53

Reunião esclareceu as mudanças na CPPIR, que agora terá representações nos câmpus

A programação do Novembro Negro, que celebra o Dia da Consciência Negra no IFG Anápolis, prosseguiu nesta quinta, 21, com a realização de reunião de mobilização sobre a temática étnico-racial e mobilização para eleição da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-racial – CPPIR. A reunião aconteceu às 15h30, na sala S-506, e foi coordenada pelo professor Neville Santos.

O professor Neville fez uma exposição sobre o que é e qual a importância e função da CPPIR, começando por um histórico da escravidão e da presença do negro na sociedade brasileira, ações afirmativas  até chegar a propostas de ações que a Comissão pretende desenvolver.

O processo eleitoral

Finalizando sua fala, Neville informou sobre o processo eleitoral para escolha da CPPIR local. Com a publicação da Resolução n. 28 do Conselho Superior, de 16/09/19, que estabelece mudanças na CPPIR, o IFG terá, a partir das próximas eleições, as CPPIR locais e também a CPPIR central. De acordo com o professor, essa comissão local será escolhida durante reunião geral a ser convocada pela Direção-geral do Câmpus,  para a próxima quinta-feira, dia 28, às 15h30. A comissão local será composta por quatro membros titulares e seus respectivos suplentes, cada membro representando um segmento: docentes, discentes, técnicos e sociedade civil.

Os interessados em compor essa comissão se manifestarão durante a reunião e logo em seguida será feita a votação para a escolha – caso haja mais de um candidato interessado por segmento – ou aclamação do candidato que se apresentar. Posteriormente, em data a ser definida, será feita a escolha da CPPIR central, o que se dará mediante eleição entre os membros das comissões locais dos diferentes câmpus.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis