Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Anápolis > Notícias do Câmpus Anápolis > VII Seminário de Iniciação Científica do Câmpus Anápolis começa nesta terça, 18

VII Seminário de Iniciação Científica do Câmpus Anápolis começa nesta terça, 18

Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 17h46 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 14h59

O Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis promove a partir desta terça-feira, 18 de abril, o seu VII Seminário de Iniciação Científica (SIC). A mesa de abertura terá como tema "A Matemática está em tudo" e será realizada no teatro da Instituição entre 8 h e 10 h com o propósito de expor a aplicação da matemática em nosso dia a dia. O VII SIC contará também com exposição de banners, mostras especiais, minicurso sobre ferramentas web para pesquisa científica, apresentação dos grupos de pesquisa do câmpus e atrações artísticas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.computacaoifg.com.br/gci. O seminário é aberto a toda comunidade e será realizado até a próxima quarta-feira, 19 de abril. Veja a programação geral, clicando aqui.

Os objetivos do VII SIC são divulgar aquilo que o Câmpus Anápolis tem produzido no campo da pesquisa e despertar o interesse de possíveis futuros pesquisadores. A pesquisa forma, junto com o ensino e a extensão, o tripé da educação ofertada no IFG. O incentivo a essa área é feito junto a alunos e servidores que atuam desde o ensino médio à pós-graduação.

Na edição do seminário de 2017 há uma diversidade de temas que são alvos de pesquisa de professores e alunos do IFG tais como a realidade do comércio exterior em Anápolis, o mapeamento artístico e cultural da cidade e também uma avaliação da infraestrutura aeroportuária do novo aeroporto civil para aeronaves cargueiras de grande porte. Há também estudos sobre o uso do celular no ensino da Física, acerca dos riscos do uso de agrotóxicos, o ensino de química e surdez, as ações afirmativas do IFG, os usos e apropriações de tecnologias por professores da educação básica pública e outras temáticas de interesse geral.

MESA DE ABERTURA

A mesa de abertura do evento terá como tema "A Matemática está em tudo". A comissão de organização do VII SIC optou por esse assunto em consonância à temática escolhida pela Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que será realizada em outubro deste ano e que coincide com as comemorações do Biênio da Matemática no Brasil (2017-2018).

A mesa será composta pelos professores Weslley Pinheiro Barreto (Mestre em Matemática na área de Probabilidade pela UnB, professor efetivo do IFG), Tharsis Souza Silva (Doutor em Matemática na área de Sistemas Dinâmicos pela UFG, professor efetivo do IFG) e Éder Silva de Brito (Mestre em Matemática na área de Probabilidade pela UnB e professor efetivo do IFG). De acordo com o professor Éder, "o objetivo é convidar os estudantes a refletir sobre a presença da matemática em diversos campos da ciência e da vida, tentando desconstruir a ideia de que a matemática é algo puramente abstrato e inalcançável".

O professor Éder falará sobre o Biênio da Matemática no Brasil, sobre o desempenho dos estudantes do país nas avaliações internacionais de matemática e as tentativas de popularizar a matemática e incentivar o estudo da disciplina, como por exemplo a criação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas. Ele também fará um breve abordagem de aspectos em que a matemática pode ser aplicada ou encontrada em elementos da natureza e de outras áreas da ciência. O professor Weslley discorrerá sobre as aplicações da probabilidade em situações de tomadas de decisão, abordará as previsões de resultados em experimentos aleatórios, sobretudo em jogos de azar e também sobre a modelagem matemática de situações aleatórias a fim de realizar previsões. Já o professor Tharsis explicará aplicações gerais da matemática, desde o mundo microscópico até o sistema solar, relacionando-as às disciplinas de física e química do ensino médio.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis