Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Anápolis > Notícias do Câmpus Anápolis > Estudante do Câmpus Anápolis é aprovada em seleção para mestrado profissional
ProfEPT

Estudante do Câmpus Anápolis é aprovada em seleção para mestrado profissional

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2017, 16h48 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2017, 15h33

A aluna de Licenciatura em Química já é bacharel em Química pela UEG

Karla Rodrigues Mota, matriculada no 7º período do Curso de Licenciatura em Química do IFG – Câmpus Anápolis, foi aprovada na seleção de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicab (ProfEPT). A estudante, que já é bacharel em Química pela Universidade Estadual de Goiás, foi selecionada na categoria de ampla concorrência dentre as vagas disponibilizadas para o câmpus, que registrou cerca de 1195 candidatos inscritos. O ProfEPT será oferecido por 18 institutos federais em todo o País, entre eles o IFG, que participa apenas com o Câmpus Anápolis. Ao todo, são oferecidas 401 vagas no Brasil, 20 delas em Anápolis, sendo dez destinadas a servidores do quadro efetivo da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e outras dez, à ampla concorrência.

Segundo a discente, seu processo formativo dentro do Instituto Federal de Goiás contribuiu de forma significativa não apenas em sua aprovação no programa de mestrado ProfEPT, mas, principalmente, na sua formação humana. Ela ainda ressalta que “as reflexões executadas dentro e fora da sala de aula, juntamente com os projetos de iniciação científica, ampliaram a sua visão de mundo e o seu desejo por discutir a educação como instrumento emancipador e os processos que permeiam o ensino”.

A trajetória de Karla no IFG perpassa vários campos como monitoria nos anos 2015 e 2016 e Programa de Iniciação à Docência (PIBID) em 2017. Sua atuação no campo da pesquisa na área da Educação é destacada pelas professoras da área como um fator que agregou muito em sua formação inicial podendo ser agora desdobrada em nível de pós-graduação.

A aluna participou, nos anos de 2015 e 2016, da pesquisa intitulada “Caminhos da Educação em Goiás: vestígios dos materiais e métodos de ensino nas escolas de primeiras letras Oitocentista” coordenada pela professora Suzana Lopes de Albuquerque cujos resultados foram publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, apresentados como comunicações orais e pôsters, publicados na forma de capítulos de livros e ainda desdobrando em seu Trabalho de Conclusão de Curso: “A ciência na Sciência: a instrução e medicina em diálogo no Império Brasileiro”.

Karla Rodrigues Mota foi cadastrada como membro pesquisadora junto ao CNPQ do recém criado Grupo de Estudos do IFG “Panecástica – Grupo de Estudos e Pesquisas “ liderado pelas professoras Claudia Helena Santos Araujo e Dayanna Pereira dos Santos.