Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Águas Lindas > Notícias do Câmpus Águas Lindas > IFG Águas Lindas realiza a formatura da primeira turma após a retomada do Programa Mulheres Mil
Extensão

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2024, 15h23 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 10h47

Sessenta e três mulheres se formaram no curso de Cuidadora de Idosos

O Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou, nessa quinta-feira, 1º de agosto, a formatura da primeira turma após a retomada do Programa Mulheres Mil na Instituição.

Foram certificadas 63 mulheres no curso de Cuidadora de Idosos, ofertado na modalidade de formação inicial e continuada, com 160 horas. A solenidade marca a conclusão do primeiro ciclo de 2024 do Programa Mulheres Mil, ofertado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Participaram da mesa diretiva da solenidade a Pró-Reitora de Extensão Substituta do IFG, Marluce Silva Sousa, a coordenadora-geral do Programa Mulheres Mil no IFG, Kaithy das Chagas Oliveira, a gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do câmpus, Mariana Magalhães Nóbrega, a coordenadora do curso de Cuidadora de Idosos do câmpus, Camila Roberta Estéfano, e a representante dos docentes que atuaram no curso e escolhida como professora homenageada, Thatiane Marques Torquato.

Para além das habilidades técnicas adquiridas no decorrer do curso, as participantes também compartilharam histórias de superação e realização pessoal. “Saímos com o certificado e com as esperanças renovadas de um futuro melhor para todas nós. Foram quatro meses de muita dedicação e criamos laços que irão permanecer para além da conclusão do curso. Só tenho a agradecer a cada mulher envolvida, minha turma, coordenação... Fica o meu muito obrigada ao IFG Águas Lindas por mais essa oportunidade", declarou a formanda Eridan dos Reis.

Durante a cerimônia, destacou-se a importância da Educação como ferramenta de inclusão social e econômica feminina. “Cabe às mulheres a tarefa de cuidar dos filhos, dos pais quando envelhecem, de cuidar do esposo... Ela é aquela que é pouco cuidada, mas que tem que cuidar de tudo. E isso é um tipo de violência que a mulher sofre nessa sociedade tão preconceituosa e discriminatória contra as mulheres. Então, o nosso papel é enfrentar essa violência e a qualificação das mulheres demonstra que elas não devem somente ser cuidadoras, mães e companheiras, mas também mulheres com autoestima elevada e profissionais que trabalhem na profissão que escolherem, sejam bem remuneradas e consigam ter acesso a bens materiais, serviços, lazer e tudo aquilo que elas têm direito”, declarou a professora Marluce Silva.

Para a gerente de Pesquisa e Extensão do Câmpus Águas Lindas, Mariana Magalhães, "a retomada do Programa Mulheres Mil foi muito significativo para a nossa unidade, que já está há 10 anos no município impactando a realidade social por meio da oferta de uma educação pública e de qualidade. Foram muitos desafios e aprendizados para todas nós. Temos muito orgulho de poder ressignificar a vida das mulheres que concluíram o curso e continuamos de portas abertas para que elas possam continuar buscando a formação e os estudos”, afirmou.

Sobre o Programa Mulheres Mil

O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O objetivo do programa é promover a formação profissional e tecnológica articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Além do Câmpus Águas Lindas, também irão receber o certificado do primeiro ciclo: o Câmpus Formosa, que também ofertou o curso de Cuidadora de Idosos, no dia 9 de agosto; e o Câmpus Luziânia, que ofereceu o curso de Padeira, no dia 13 do mesmo mês.

Além desse primeiro ciclo, está prevista ainda a publicação dos editais para o 2º ciclo, pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com abrangência para oito câmpus do IFG. O curso de Cuidadora de Idosos será ofertado nas unidades de Goiânia Oeste, Itumbiara, Senador Canedo e Uruaçu. O curso de Gestor de Microempresa será realizado no Câmpus Anápolis. O curso de Capoeira, no Câmpus Goiânia. O curso de Assistente de Design Têxtil, no Câmpus Goiás, e o curso de Preparadora de Doces e Conservas, no Câmpus Inhumas. Serão cerca de 328 novas vagas, em cursos com carga horária de 160 horas e que variam entre o turno vespertino ou noturno.

Veja mais fotos da solenidade de formatura.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas