Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Águas Lindas > Notícias do Câmpus Águas Lindas > UBS Escola completa um mês de funcionamento no IFG Águas Lindas

UBS Escola completa um mês de funcionamento no IFG Águas Lindas

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2024, 12h26 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 10h47

Unidade atende gratuitamente dentro do câmpus e atua por meio da integração ensino e serviço

Júlia da Silva (técnica em Enfermagem), Jéssica Aires (Enfermeira), Ana Beatriz (Psicóloga), Ana Karolina (Recepcionista), Dra. Ludmilla Borges (Médica) e Emanuelle Pereira (técnica em Enfermagem)

A primeira Unidade Básica de Saúde da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica  já completou o seu primeiro mês de atendimento à comunidade águaslindense. A UBS Escola, que é fruto de uma cooperação técnica firmada entre o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município, foi inaugurada no dia 28 de junho, e entrou em funcionamento em 1º de julho de 2024. Neste período, foram realizados o treinamento da equipe, a definição do território, os cadastros dos usuários e o atendimento à pacientes. O espaço também foi utilizado para a realização do projeto MARCO da Fiocruz, de rastreamento do HPV.

De acordo com a Diretora de Atenção Básica de Águas Lindas de Goiás, Dayane Gomes Claudino, ainda este ano, há a previsão de inaugurar a sala de vacinação e formar a equipe de odontologia. Também há a pretensão de que os candidatos aprovados para o cargo de agente da saúde no município sejam convocados para integrar à UBS Escola. “Para além disto, pretendemos melhorar a articulação com a rede local e estruturar o Programa Saúde na Escola”, destaca.

UBS Escola completa um mês de atendimento gratuito à comunidade águaslindense

O objetivo é que a UBS Escola se transforme em unidade modelo “que oferte um serviço de qualidade seguindo todas as normativas ministeriais, protocolores e técnicas das ações destinadas à atenção primária, e principalmente, que os manejos dos serviços sejam replicados”, afirma Dayane. A diretora conclui que a unidade executará todas as competências exigidas pelo Ministério da Saúde, por meio da oferta de todos os serviços previstos na Política Nacional da Atenção Básica, como por exemplo, consultas de pré-natal, acompanhamento do desenvolvimento infantil, prevenção e ações educativas.

Integração Ensino e Serviço

Em 2017 foi pensado na implantação de um espaço no Câmpus Águas Lindas voltado para uma Clínica Escola, em que os estudantes tivessem a oportunidade de aprender por meio do atendimento à comunidade externa. Já a partir de 2022, em uma parceria entre o IFG e a atenção básica municipal, iniciou-se um projeto de integração entre o ensino e o serviço, que inovou nas práticas de saúde e na formação profissional, resultando na qualidade do serviço prestado para a comunidade.

A Gerente de Pesquisa e Extensão do Câmpus  Águas Lindas, professora Mariana Magalhães Nóbrega, explica que a Unidade Escola será o centro de referência que fomentará as capacitações e reciclagem dos profissionais que atuam em todas as outras UBSs. “Os profissionais da equipe UBS Escola serão os multiplicadores dos protocolos, fluxos, ações e sistemas. Dessa forma, o espaço será utilizado para a formação dos estudantes do IFG, por meio do estágio, e também para capacitar e reciclar os profissionais de toda a Rede da Atenção Primária, garantindo a qualidade da educação continuada e permanente e a contribuição prática do meio acadêmico”, conclui.

Mariana Magalhães (segunda à esquerda), Camiila Roberta, Dayane Gomes e equipe gestora da Atenção Básica do município

Estágio

A Coordenadora de Interação Escola-Empresa do Câmpus Águas Lindas, Camila Roberta, destaca que a UBS Escola é campo de estágio exclusivo do IFG. “Isso está presente no termo de cooperação técnica porque a ideia é que a gente desenvolva para além do campo de estágio, também a pesquisa e o ensino. Desse modo, ao mesmo tempo em que teremos alunos fazendo estágio, haverá também professores dando aula prática na UBS”, afirma. De acordo com a coordenadora, o objetivo é que haja a combinação permanente entre estágio e serviço à comunidade integrado ao desenvolvimento de ensino e pesquisa. “A UBS Escola é um ganho imenso para a nossa unidade, uma vez que traremos atualizações do Ministério da Saúde, recomendações da OMS e dos órgãos regulamentadores da saúde para as práticas e vivências do cotidiano dos estudantes e da comunidade que estamos atendendo. O que também facilita na vida dos nossos alunos, uma vez que diminui os custos e melhora a logística daqueles que estão fazendo estágio”, afirma.

Local e funcionamento

A UBS Escola está localizada na Rua 21, Área Especial 4, no Jardim Querência, nas dependências do Câmpus Águas Lindas do IFG e possui o limite territorial de cobertura assistencial gratuita de 3 mil cidadãos residentes na região.

A área de cobertura abrange o Setor I compartilhado com Coimbra e Jardim Querência.

A unidade funcionará oito horas por dia, das 8h às 17h. A estrutura conta com salas multiprofissionais e ambulatório incluindo: consultório médico, consultório multidisciplinar, consultório de enfermagem, sala de procedimentos, sala de vacinas, consultório odontológico, sala dos agentes comunitários de saúde, sala de esterilização de materiais e expurgo.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas