Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Eventos trazem diálogo sobre ansiedade e depressão

Eventos trazem diálogo sobre ansiedade e depressão

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 10h20 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2019, 16h32

“Saúde e bem estar é algo que a gente precisa para a nossa vida como um todo”,  declarou a psicóloga Amanda Palla.

O Brasil é o país que mais sofre de depressão na América Latina. Segundo dados de 2018 da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 6% da população brasileira sofrem da doença. A ansiedade também preocupa. Conforme levantamento da OMS, 9,3% da população brasileira apresentam o transtorno.  Duas atividades voltadas para o assunto foram realizadas na noite de ontem, 25, e na manhã da última quarta-feira, 24, no Teatro do Câmpus, a fim de abrir espaço para que alunos e servidores pudessem contar suas histórias, questionar ou apenas escutar.

Na manhã de quarta-feira, as professoras Ariane Bocaletto Frare e Ana Paula Melo Saraiva Vieira organizaram mais uma ação dos Projetos Integradores, com datas previamente agendadas para serem realizados com alunos do ensino médio. A temática abordada, Saúde e Bem-Estar, foi desenvolvida com a palestra Como ter saúde mental e lidar com a ansiedade, com a psicóloga do câmpus, Amanda Palla.

“Quando falamos em ansiedade, logo pensamos ‘posso deixar para depois’, mas nós temos que cuidar da gente todos os dias” - Amanda Palla, no Projeto Integrador

A psicóloga realizou práticas de alongamento e relaxamento com os alunos. Em seguida, Amanda falou sobre sentimentos, ansiedade e levou os estudantes a refletirem sobre frustrações. “A gente precisa aprender a lidar com as frustrações, a dar uma novo significado para elas”, disse Amanda.

Ainda sobre o mesmo eixo, o público do teatro Guaiá participou ontem à noite da roda de conversa promovida pela coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Professora Thaís Amaral e Sousa, A dor está nos detalhes: compreensão da ansiedade e depressão, com a participação da psicóloga Agnes Oliveira.

Agnes explicou que a empatia é o modo de compreender a dor do outro. “O primeiro passo para eu entender qualquer coisa sobre adoecimento psicológico é ser capaz de me colocar no lugar dessa pessoa que está adoecida”, afirmou.

“Estar no lugar do outro parece impossível” - Agnes Oliveira, na Roda de Conversa A dor está nos detalhes: compreensão da ansiedade e depressão.

Ela explicou que a depressão, além de causar alterações emocionais e psicológicas, causa também mudanças químicas no organismo. “É por isso que às vezes é tão difícil de o indivíduo sair deste estado”, declarou. Sobre a ansiedade, Agnes citou o preconceito que a sociedade tem com a doença. “O maior problema é que as pessoas têm banalizado. Acham que a ansiedade do dia a dia é igual à ansiedade diagnosticada”, relatou.

Logo a psicóloga abriu espaço para que a plateia relatasse casos e opiniões sobre as doenças psíquicas mencionadas para discussão em grupo. Para finalizar, a Agnes citou várias formas de atendimento às pessoas que sofrem de depressão e ansiedade, inclusive escutar o outro. “Às vezes é muito difícil ouvir este tipo de relato, porque a gente chega a sentir a dor que aquela pessoa está sentindo, mas foi uma experiência incrível”, finalizou a convidada.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa