Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Câmpus Formosa conquista o título inédito de futsal no JIF
JIF GOIÁS 1ª ETAPA

Câmpus Formosa conquista o título inédito de futsal no JIF

Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 16h04 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2019, 16h32

Medalhas também no xadrez feminino, salto em altura e arremesso

Sucesso define bem o Câmpus Formosa na primeira etapa dos Jogos do IFG (JIF), em Inhumas, realizada entre 22 e 25 deste mês. No último dia os atletas retornaram ao câmpus com muitas medalhas, boas colocações, experiências que levarão para toda a vida e a felicidade incontida no ônibus.

Trinta alunos e muitas histórias para contar. Os garotos do futsal não serão esquecidos. Conquistaram, invictos, o primeiro campeonato para o Câmpus Formosa na modalidade, com um 4 a 2 em Inhumas, 3 a 3 com Goiânia, 2 a 1 em Águas Lindas, 6 a 2 em Jataí e, para fechar a trajetória brilhante, 7 a 5 em Itumbiara. Artilheiro do time com 16 gols marcados, José Matheus Sousa Melo, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), declarou sua satisfação com a vitória. “A conquista foi muito boa, o time nunca tinha chegado na final. Gostei bastante de ter ajudado a conquistar este campeonato. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirmou o goleador.

No tabuleiro alvinegro feminino, a rainha do xadrez é a Amanda Chagas, que também venceu invicta. Em terceiro lugar, vem a Corina, que por muito pouco não ficou em segundo, e em 7º e 9º lugares, a Bruna e a Letícia, que também competiram pelo time feminino de xadrez.  No time masculino, o Guilherme Appelt se classificou em 4º lugar para o JIF Nacional. O Alexandre Kock e o Wênio da Costa ficaram com a 19ª e 20ª colocações. Alexandre e Wênio são unânimes ao dizer que aprenderam no JIF, com os professores, “a terem responsabilidade para agir da forma certa”.

Mais medalhas de todas as cores vieram do atletismo. A versátil Izadora Alves Durval participou das três modalidades de arremesso e de todas, ela trouxe bons resultados: ouro no disco, prata no peso e bronze no dardo. “Esse ano foi incrível, porque foi muita vitória que a gente trouxe. Mesmo para quem não ganhou foi uma vitória. Foi o primeiro campeonato do futsal, foram muitas vitórias do atletismo, e o xadrez”, analisou. Izadora observou que o espírito esportivo permanece vivo no JIF. “Quando você chega no JIF, as pessoas respeitam muito. Mesmo tendo competitividade, elas torcem por você, porque todo mundo ali quer o bem de todo mundo e isso é o legal”.  O salto em altura se consagrou ainda com o ouro da Letícia Oliveira, a prata do Welick Montenegro e o bronze do Ayslam Matias. Na prova de 200 metros feminino a Ewelyn Souza conquistou o 2º lugar e de revezamento 4X100 metros feminino o time de Formosa ficou na terceira colocação.

O saldo positivo se deve a fatores determinantes: a persistência dos professores de Educação Física e o amor dos alunos à camisa. A professora Karen do Nascimento classifica o desempenho dos atletas como “extraordinário”. “O bom desempenho deles é resultado do esforço único dos alunos em representar bem o Câmpus Formosa, esta instituição que tanto amam e vivem diariamente uma grande parte de sua vida”, declara.

Formosa levará muitos competidores para disputar o JIF-Nacional, que acontecerá em setembro, em Guarapari, no Espírito Santo. Este ano, não haverá fase eliminatória das disputas regionais. Todas os institutos federais participantes estarão presentes nos jogos nacionais em comemoração aos dez anos da criação dos institutos federais de educação e dos 110 anos das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica.

Mas até o JIF Nacional, os treinos continuam. Na 2ª fase do JIF-Goiás, que será em Jataí, de 20 a 22 de maio, será a vez do vôlei, vôlei de areia, handebol e tênis de mesa. O Câmpus Formosa vai participar da segunda fase no vôlei, vôlei de praia e tênis de mesa e já começou a se preparar com seletivas e treinamentos. Enquanto a quadra de areia do câmpus estiver sem o mastro para afixar a rede de vôlei, os atletas do vôlei de areia continuarão treinando na quadra da Atitude Sport Praia, no centro da cidade, cedida pelo proprietário Matheus, apoiador da equipe do IFG/Câmpus Formosa.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa