Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Formatura do curso de Guardas Civis Municipais consolida termo de cooperação entre IFG e Secretaria de Segurança Pública do Estado
Extensão

Publicado: Sexta, 09 de Junho de 2017, 20h31 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 21h00

Nova etapa do curso será realizada no Câmpus Valparaíso, a partir de julho

Guardas municipais em formação durante cerimônia de conclusão do curso, no Centro de Formosa

Foi assinado, na manhã de hoje, pelo reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, e o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás, Ricardo Balestreri, um Termo de Cooperação Técnica que oficializa a parceria já consolidada entre o Estado de Goiás e o IFG na oferta de cursos de formação de guardas civis municipais em várias cidades do Estado. A assinatura foi feita durante o evento de formatura dos alunos do curso de Formação de Guardas Municipais do IFG/Câmpus Formosa, realizado na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade.

Antes do Câmpus Formosa, o curso foi ofertado pelo IFGoiano/Câmpus Cristalina e pelos Institutos Federais de Goiás/Câmpus Valparaíso e Câmpus Luziânia. Na etapa de Formosa foram formados 158 guardas civis dos cinco municípios, mediante aulas teóricas e práticas, ministradas por dez professores do IFG e sete de outros órgãos e instituições, em um curso com aproximadamente quatro meses de duração e carga horária de 1.172 horas.

Com a certeza de que o IFG contribui para a formação de uma nova sociedade, o reitor salienta a importância do trabalho do Instituto. “Estamos entregando aos cinco municípios não só guardas civis, estamos entregando pessoas que estão capacitadas para fazer as intervenções necessárias: agentes de intervenção, mediadores e até mesmo educadores”, afirmou.

O trabalho realizado pelos IFs é fundamentado na Lei nº 11.192, de 29 de dezembro de 2008, que versa sobre a criação dos Institutos Federais. “A lei diz ser obrigação dos institutos o trabalho com o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão em todas as modalidades de ensino, isso tudo visando contribuir com o desenvolvimento regional e econômico dos arranjos produtivos, sociais e culturais”,  explicou Jerônimo.

“A educação tem que estar em qualquer lugar. Este é o papel dos institutos federais”, disse o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues.

Para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Ricardo Balestreri, a contribuição do Instituto na qualidade da formação é inquestionável. “O Instituto Federal nos traz um aporte acadêmico de conteúdos de absoluta qualidade, tem sido um grande parceiro”, constatou.

Além das partes envolvidas, participaram também os prefeitos e representantes das cinco cidades: de Formosa, o prefeito Ernesto Roller; de Cabeceiras, o prefeito Everton Francisco de Matos; de Cidade Ocidental, o prefeito Fábio Correia de Oliveira; de Luziânia, o representante do prefeito Cristóvão Tormin, Padre Hildo; e de Santo Antônio do Descoberto, o prefeito Adolfho Roberto Souza Von Lohrmann.  Também participaram da solenidade o representante do Ministério da Justiça, Fernando Cesar Zarantonello, o deputado federal João Campos e outras autoridades presentes.

Formatura

Os concluintes entraram em formação ao som da banda do Projeto Guarda Mirim, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Parque Laguna, em Formosa, e, após juramento dos alunos, Almira Souza Silva dos Santos dirigiu algumas palavras aos colegas e público presente. Emocionada, a oradora falou das dificuldades encontradas pelos cursistas durante a formação. “Não foi fácil chegar até aqui. Superamos nossos limites em treinamentos de todas as espécies ao lado de excelentes profissionais. Hoje estamos celebrando a nossa vitória”, afirmou.

O gerente do Projeto de Formação de Guardas Municipais, Hernany Bueno, apresentou um breve histórico do curso e do projeto à comunidade, mencionando a importância da segurança pública realizada pelos vários segmentos da sociedade.  “Minha missão aqui foi apenas ser o gerente deste projeto, executado por várias mãos, orientado pelas áreas técnicas das instituições”, disse.

Após a leitura da ata de conclusão de curso pelo diretor-geral do IFG/Câmpus Formosa, Murilo de Assis Silva, foram anunciados os primeiros alunos com melhor aproveitamento das cinco cidades de cada município: guardas Welton Antonio dos Santos, de Formosa; Fernando Manoel  Neto de Paiva, de Cabeceiras; Michel Henrique Maciel de Oliveira, de Santo Antonio do Descoberto; Vicente de Paulo e Silva, de Luziânia; e André Luiz Araújo Avelino, de Cidade Ocidenatl. Os guardas receberam das mãos dos prefeitos e representantes kits do IFG.

Saiba mais sobre o curso de Formação de Guardas Civis Municipais acessando o vídeo em nosso canal do Youtube.

Acompanhe as imagens da conclusão do curso em nossa página no Facebook: Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa