Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Cerca de 700 alunos de outras escolas participam do Conhecendo o IFG

Cerca de 700 alunos de outras escolas participam do Conhecendo o IFG

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 15h33 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 18h13

Câmpus Formosa recebe estudantes também de outras cidades, como Planaltina e Brasília, do Distrito Federal, e Vila Boa e Cabeceiras, de Goiás

Crianças da Escola Municipal Eduardo de Souza Lobo visitam o Laboratório de Zoologia

Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), outra edição do Projeto Conhecendo o IFG trouxe, na última semana, alunos de escolas municipais e estaduais de Formosa e municípios vizinhos para visitar as instalações e conhecer o funcionamento do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG).

O Programa foi coordenado pela professora Daniela Versieux e pela técnica administrativa, Bruna Antunes Furtado Pereira e contou com a participação de muitos estudantes do Câmpus. O Conhecendo foi realizado em todos os turnos da quinta-feira, 26, e no turno matutino da sexta, 27 de outubro.

Aproximadamente 700 alunos do Ensino Médio, nonos anos e das séries iniciais do Ensino Fundamental participaram e representaram os colégios estaduais Hugo Lôbo, José Balduíno de Souza Décio; Americano do Brasil, Presidente Vargas, Militar Domingos de Oliveira; e as escolas municipais Izaíra Machado de Freitas, Joaquim Moreira, Maçom Ângelo Chaves, Franklin Graham, Maria Ediva de Paiva, Maria Lícia, Auta Vidal e Eduardo de Souza Lobo.

Além destas escolas formosenses, também marcaram presença estudantes de municípios vizinhos, como de Cabeceiras/GO, do Colégio Estadual Demis Virginio Machado; de Vila Boa/GO, Escola Municipal Arnaldo Setti; de Planaltina/DF, Escola Municipal Felipe de Lyon, e de Brasília, o CED Dona América Guimarães.

Nesta edição, uma novidade foi implementada com vistas ao futuro, a abertura de espaço para a participação das crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental. Este foi o caso dos pequenos dos segundos anos da Escola Municipal Eduardo de Souza Lobo, que demonstraram curiosidade e participação, mesmo diante de equipamentos científicos, como microscópios.

Funcionamento

Ônibus custeados por programas de fomento do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) buscaram os grupos de alunos e professores nas escolas para participarem do Conhecendo. Os colégios foram separados em horários e acompanhados por monitores durante todo o trajeto nas dependências do Câmpus.

A recepção inicial foi no Teatro Guaiá e contou com a participação de alunos que realizaram apresentações musicais em voz, violão e outros instrumentos. Os estudantes assistiram a vídeos institucionais produzidos pela Comunicação Social do Câmpus Formosa que mostraram o cotidiano dos alunos do IFG e obtiveram informações sobre processos seletivos.

Uma das coordenadoras do programa, a técnica em assuntos educacionais Bruna, relembrou a necessidade de investimentos na educação federal para a manutenção da qualidade dos serviços prestados ao público. “Não podemos esquecer que estamos atravessando um período de turbulências e que há cortes constantes do Governo Federal que atingiram as assistências e o funcionamento do IFG”, reforça. “Se não fosse por nosso empenho e pelo empenho dos alunos, nada disso estaria acontecendo”, enfatiza a coordenadora.

A aluna da segunda série do ensino médio do Colégio Estadual José Décio, Fernanda Fernandes, disse que gostou de ter participado da visita ao IFG e declarou que quase foi aluna do Câmpus. “Cheguei a me inscrever para a prova do Técnico Integrado, mas não consegui realizá-la por problemas de documentação”, lamentou. Sobre a instituição, declara: “Gostei de tudo: do clima de amizade e dos ótimos professores”.

Após a etapa inicial, os alunos foram conduzidos em grupos de 15 pessoas, a laboratórios, salas temáticas, biblioteca e exposição de artes distribuídos por todo o câmpus. Na tarde da quinta-feira, 26, também tiveram a oportunidade de participar do 3º Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé, votando na ponte com a melhor estética.

Acesse aqui o álbum do evento no Facebook.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa