Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Reunião que definirá o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas será nesta quarta-feira, 13
Inclusão

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 15h47 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2018, 08h24

O NAPNE promoverá a cultura da educação para convivência e aceitação da diversidade

A Direção-geral do Câmpus Formosa realizará, nesta quarta-feira, 13 de dezembro, das 13h30 às 14h30, na Sala de Reuniões do Bloco Administrativo, uma reunião para constituir o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Deverão participar os servidores dos setores de Apoio ao Discente e de Assistência Estudantil e suas respectivas chefias, mas também estão convidados os demais servidores, alunos, pais e membros da comunidade formosense.

De acordo com a Resolução nº 30, de 2 de outubro deste ano, do Conselho Superior (Consup) do IFG, podem constituir o NAPNE pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, intérpretes de LIBRAS, revisores de texto braile e demais servidores do câmpus. Alunos, pais e membros da comunidade poderão atuar como voluntários. Além  dos componentes, serão definidos ainda na reunião de quarta-feira o coordenador, o vice-coordenador, o secretário e o vice-secretário.

NAPNE

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas é um órgão consultivo e executivo, composto por vários profissionais, que responde às ações de acompanhamento às pessoas com necessidades educacionais específicas.

Acesse aqui a Resolução nº30/2017, do Consup, e o Regulamento do NAPNE.

Dentre as atribuições do NAPNE estão a realização de avaliações sobre as necessidades específicas dos discentes; a promoção de eventos que envolvam a sensibilização e capacitação de servidores em educação para as práticas inclusivas em âmbito institucional; e a identificação junto à CORAE, após o período de matrículas, dos discentes com necessidades específicas para informar a Assistência Estudantil, a Coordenação de Apoio ao Discente, o corpo docente, a Coordenação de Curso, Chefia de Departamento e Direção Geral.

Consta na Resolução nº30, que existem algumas condições a serem previstas no Planejamento Estratégico de cada Câmpus para que o NAPNE possa atuar, como profissionais capacitados para o atendimento a este público específico, adaptações de currículos, metodologias de ensino, recursos didáticos e do processo avaliativo; equipamentos e materiais específicos e o cumprimento de acessibilidade arquitetônica, conforme NBR 9050, Lei 10,098 de 2000 e Decreto nº 5.296 de 2004.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa