Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Alunos de Biologia participam de curso de campo em Silvânia

Alunos de Biologia participam de curso de campo em Silvânia

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 10 de Julho de 2018, 08h51

Pesquisa fornecerá informações para a construção de artigo científico

A possibilidade de estar bem perto de espécies da fauna e flora das matas e savanas do cerrado goiano, tratando de temas ecológicos, levou 16 alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Formosa a participar de um curso de campo com ênfase em Ecologia, ofertado pelos professores Adriano de Brito  Darosci e Marcos Schliewe, em nome do Núcleo de Estudos  e Pesquisas Biológicas do Cerrado (NEPBio-Cerrado), de 14 a 17 de Junho, na Floresta Nacional de Silvânia (FLONA-Silvânia/GO).

O objetivo do curso foi desenvolver temas ecológicos em atividades práticas de pesquisa em campo. Assim, por meio da observação do consumo de frutos e visitação de flores pela fauna local e da coleta de líquens e de folhas sobre o solo em matas e savanas, os alunos tiveram acesso a informações quanto a populações, comunidades e sistemas ecológicos.

A FLONA, com 486,37 hectares de vegetação de Cerrado nativa, é composta por fitofisionomias savânicas e florestais. A boa preservação do local permitiu que os estudantes tivessem contato com fauna e flora bem diversas do Cerrado, dando destaque ao lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e ao cachorro-do-mato (Cerdocyon thous).

No local há uma boa infraestrutura à disposição, oferecendo casas com camas, banheiros completos e cozinha com fogão a gás, além de um bom espaço para acampar. “Alguns discentes optaram pelo acampamento, aumentando ainda mais a experiência de se trabalhar em campo, e os demais gozaram da boa infraestrutura que foi disponibilizada”, explicou o professor Adriano. A rotina de campo foi iniciada às 5h30, com o café da manhã coletivo, e concluída às 17h30, quando todos se reuniram em uma das casas disponibilizadas para relatar suas experiências em campo, antes do jantar, também coletivo.

O professor Adriano relatou que o trabalho de dois dias de coleta de campo servirá para a confecção de artigo científico a ser apresentado e discutido durante a disciplina de Ecologia, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

De acordo com o rigor metodológico aplicado pelos alunos na coleta de dados e com o tratamento que darão a estas informações, Adriano diz que os artigos poderão ser  viabilizados para uma publicação em revista científica. “Esperamos que todas as etapas do trabalho de biologia em campo, da estada junto à natureza, passando pela coleta dos dados e chegando à apresentação e publicação das conclusões alcançadas, sejam experimentadas pelos alunos, contribuindo para a formação desses futuros profissionais”, afirmou o professor.

Acesse aqui a página da FLONA de Silvânia. (http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/4039-floresta-de-silvania)