Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Evento do Programa de Pós-Graduação em Educação do IFG é aberto com debate sobre inteligência artificial
Início do conteúdo da página
PÓS-GRADUAÇÃO

Evento do Programa de Pós-Graduação em Educação do IFG é aberto com debate sobre inteligência artificial

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 19h15 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 12h50

Docentes e membros de movimentos sociais trouxeram pontos sobre a necessidade da reflexão sobre o uso de forma crítico das ferramentas digitais

Professora Joana Peixoto recepcionou os mestrandos que participaram da abertura do evento
Professora Joana Peixoto recepcionou os mestrandos que participaram da abertura do evento

Iniciou nesta quarta-feira, 29 de novembro, o II Seminário de Pesquisa e o I Seminário de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Goiás (PPGE/IFG), ofertado pelo Câmpus Goiânia. O evento teve sua palestra de abertura, intitulada Olhares cruzados sobre a educação e a inteligência artificial, realizada no auditório Demartin Bizerra e contou com a participação de professores e estudantes do mestrado e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (PPGECM/UFG), instituição parceira do evento, juntamente com o Planetário da UFG. A programação segue até o dia 1º de dezembro no Câmpus Goiânia.

A coordenadora do PPGE/IFG, professora Joana Peixoto, abriu as falas do seminário chamando a atenção dos participantes sobre a necessidade de uma formação docente mais rigorosa e crítica, principalmente diante do contexto social mais recente, quando a educação sofreu com os ataques do autoritarismo e conservadorismo políticos instaurados no Brasil no último governo. Por isso, um dos pontos tratados nesta tarde foi a questão da inteligência artificial (IA) e seus impactos no ensino, nas produções acadêmicas e artísticas.

 


Da esquerda para a direita: professora Claudia Helena dos Santos Araújo (PPGE/IFG), Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar (PPGE-PPGECM/UFG), Leonardo Zenha (UFPA) e Gabriel Simeone (MTST)

 

A comissão organizadora dos seminários trouxe para debater o assunto Adda Daniela Limpa Figueiredo Echalar (PPGECM/UFG), o professor Leonardo Zenha, da Universidade Federal do Pará e Gabriel Simeone, coordenador nacional do Núcleo de Tecnologia do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Gabriel compartilhou sua perspectiva sobre como a IA pode ser desastrosa, mas também uma ferramenta importante para a sociedade, principalmente se for utilizada pelo viés da educação e formação crítica dos cidadãos. Ele salientou que o “bem” ou o “mal” está nas mãos de quem opera essa tecnologia e, portanto, compartilhou a experiência do MTST/SP que consiste em ensinar professores e crianças de escolas públicas paulistas sobre como usar essas ferramentas tecnológicas.

Voluntários, ligados ao movimento dos trabalhadores sem teto de São Paulo, são os responsáveis por levar para essas escolas o saber técnico sobre essa tecnologia, mas também as preocupações do MTST que são: debate sobre soberania digital popular; trabalho, uma vez que as plataformas digitais são organizações autossuficientes de trabalhadores que tentam atualizar o debate da economia solidária; e a terceira preocupação, como cita Gabriel, é na área da educação. “Nós, dentro do MTST, temos como projeto político que o ensino de programação seja incluído no ensino básico de todas as escolas do país. Nós achamos que isso é tecnicamente possível. E não é enchendo as escolas de computadores. Não nos faltam computadores. Os computadores são importantes. Mas, hoje, existe mais capacidade computacional do que consciência sobre ela”, completa.

 

 
Evento ocorre em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (PPGECM/UFG) e Planetário da UFG

 

Programação

No período da manhã, os seminários contaram com a palestra A atual política de avaliação da pós-graduação no Brasil: desafios e perspectivas para os programas de stricto sensu em educação, com Daniela da Costa Britto Pereira Lima, do PPGE/UFG. Já no período vespertino, além da palestra sobre os impactos da Inteligência Artificial na educação, no trabalho e nas artes, houve também o espetáculo teatral NIQ, com o professor do PPGE/IFG, Júlio Vann. A peça conta a história de um palhaço-carteiro que anda pelo mundo tentando entregar cartas esquecidas no correio. Pelo caminho, ele vai compartilhando sua história com quem encontra. Escrita, dirigida e interpretada pelo professor Júlio Vann, o monólogo mistura drama e palhaçaria.

 


NIQ, o palhaço-carteiro contador de histórias, criado e interpretado pelo professor do PPGE/IFG, Júlio Vann

 

O evento continua até o dia 1º de dezembro e tem em sua programação palestras, minicursos, apresentações culturais e apresentação dos projetos de pesquisa dos estudantes vinculados ao PPGE/IFG.

Para conferir todos os detalhes, basta acessar a página do evento: https://eventos.galoa.com.br/sapifg-2023/calendar/3414/2023-11-29 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página