Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Lançamento da Feira de Ciências e Tecnologias no Ensino Básico é realizado no Câmpus Goiânia
Início do conteúdo da página
Extensão

Lançamento da Feira de Ciências e Tecnologias no Ensino Básico é realizado no Câmpus Goiânia

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 18h27 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2024, 17h41

A Feira é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e será realizada em outubro

imagem sem descrição.

Ocorreu nesta terça-feira no Câmpus Goiânia do IFG o lançamento da Feira de Ciências e Tecnologias no Ensino Básico, que é uma parceria do IFG com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, com apoio do CnPQ, e será realizada durante a Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura – Secitec deste ano, de 14 a 19 de outubro, no câmpus.

A mesa diretiva do evento foi composta pela gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia, Fabiane Oliveira Costa, representando a diretora-geral, Adriana dos Reis Ferreira, o coordenador do projeto, Prof. Carlos Roberto da Silveira Junior, e a Superintendente de Gestão de Rede e Inovação Educacional, Clarislene Paula Domingos, representando o Secretário Municipal de Educação, Danilo de Azevedo Costa. Também participaram do lançamento professores, diretores e estudantes das escolas municipais participantes e do Câmpus Goiânia do IFG.

Durante o lançamento, foram entregues os certificados do curso de formação Maker, promovido pelo IFG em 2023 para os professores do Núcleo de Tecnologia Educacional e dos laboratórios makers da rede municipal de educação. No curso, os professores receberam introdução à programação com Arduino e modelagem 3D, de forma a se capacitarem para atuação nas escolas de ensino básico. No evento foram entregues também kits de prototipagem Arduino - que permite desenvolver diversos projetos de tecnologia e robótica - para as escolas participantes.

O coordenador da feira de ciências, Professor Carlos Roberto da Silveira Junior, falou um pouco sobre este e outros projetos de extensão realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, como a Copa Scratch e o Steam 4 girls, e afirmou que espera que esses projetos sejam ferramentas de apoio às escolas no ensino e aprendizagem da ciência e tecnologia, e que as equipes trabalham acreditando no potencial da educação “maker” nas escolas. O professor destacou que “uma educação mais viva, mais ilustrada, mais “maker”, com diferentes tecnologias”, ajuda a despertar os alunos, principalmente do ensino fundamental, para que busquem novos caminhos.

A Superintendente de Gestão de Rede e Inovação Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Clarislene Paula Domingos, afirmou estar encantada com tudo que viu e ouviu na atuação do IFG junto à secretaria. “Pra nós da Secretaria é uma alegria fazer parte, ter parceiros como vocês… Contem sempre com as escolas. Nós queremos ser campo de semeadura dos projetos de vocês, porque realmente vocês sabem. E é lá mesmo, nas escolas, que vocês vão nos auxiliar com esse conhecimento, e de lá nós vamos ter alunos, grandes nomes, que vão atuar no futuro desse país através das tecnologias, da ciência, da inovação, porque esse é o caminho” disse Clarislene, agradecendo a parceria.

Sobre a Feira de Ciências e Tecnologias no Ensino Básico

O objetivo da Feira de Ciências e Tecnologias no Ensino Básico é estimular estudantes das escolas públicas municipais a desenvolverem soluções aplicadas na sua comunidade que envolvam tecnologias no ensino básico, tendo como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, utilizando tecnologias 4.0 e metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos.

Até a data da realização da Feira, que será durante a Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura do Câmpus Goiânia, em outubro deste ano, os estudantes participarão de atividades experimentais para auxiliar no desenvolvimento dos projetos, com o apoio de professores e alunos do IFG. Nesse período, os professores das escolas precisam inscrever os projetos em equipes de até três estudantes. Posteriormente, durante o evento, haverá a realização de uma competição, com a premiação dos melhores projetos, que receberão apoio para o seu aprimoramento após o encerramento da feira.

A expectativa é que sejam apresentados na Feira de Ciências e Tecnologias cerca de 60 projetos, por grupos de 3 alunos, totalizando 180 alunos participantes.

 

Leia sobre outros projetos do Câmpus Goiânia do IFG com a Rede Municipal de Educação:

https://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias-campus-goiania/29773-copascratch-escolaaristoclides

https://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias-campus-goiania/15874-projeto-steam4girls

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG

Fim do conteúdo da página