Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Goiânia Oeste > Notícias do Câmpus Goiânia Oeste > Professor Cleberson Pereira Arruda é empossado como diretor-geral do Câmpus Goiânia Oeste
Início do conteúdo da página
POSSE

Professor Cleberson Pereira Arruda é empossado como diretor-geral do Câmpus Goiânia Oeste

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 19h04 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Cerimônia aconteceu hoje, dia 02, no auditório do câmpus

imagem sem descrição.

Foi realizada hoje, dia 02 de agosto, a cerimônia oficial de posse do diretor-geral do IFG Câmpus Goiânia Oeste, professor Cleberson Pereira Arruda. A cerimônia contou com a presença do reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), professor Jerônimo Rodrigues da Silva, do diretor anterior do câmpus, professor Ubaldo Eleutério da Silva, e da pró-reitora de ensino do IFG e que também já foi diretora do câmpus, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon. A cerimônia teve início às 14h30 e aconteceu no auditório do IFG Câmpus Goiânia Oeste com a participação dos servidores do câmpus.

A cerimônia iniciou com a leitura do termo de posse, seguido das assinaturas do termo pelo reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues, e pelo novo diretor do câmpus, professor Cleberson Arruda. Na sequência, o diretor anterior do câmpus, professor Ubaldo Eleutério da Silva, cumprimentou os presentes e agradeceu a oportunidade de ter trabalhado com os servidores e a comunidade acadêmica do câmpus. “Agradeço ao professor Jerônimo e a professora Oneida pelo convite para estar nesse câmpus, foi uma grande honra e satisfação ser diretor desse câmpus que envolve a área da educação e a área da saúde. Confesso que antes de estar na gestão do câmpus, não tinha a dimensão do potencial que esse câmpus tem para crescer, tenho certeza que será um grande câmpus”, afirmou Ubaldo. Ubaldo reforçou a importância da solenidade para a consolidação do processo democrático iniciado nas eleições e também a relevância da mudança do câmpus para a sede definitiva como forma de consolidar o câmpus: “Por fim, desejo ao novo diretor e a nova equipe da gestão sucesso diante dos desafios que virão na direção do câmpus”.

Após a fala do professor Ubaldo, o novo diretor do câmpus discursou à comunidade: “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a comunidade local, aos docentes, estudantes e técnicos-administrativos que se mobilizaram e perceberam o nosso compromisso na estruturação do nosso câmpus, que compreenderam a nossa proposta sóciocrítica da gestão em educação, pautada na democracia, na transparência e na participação de todos os sujeitos, sócio e historicamente envolvidos com a construção de um câmpus que busca a integração, a participação e o desenvolvimento de todos e para todos. Gostaria de parabenizar e agradecer a Comissão Eleitoral Local que com ética, transparência e responsabilidade conduziu todo o processo eleitoral de forma harmônica, imparcial e dentro dos parâmetros exigidos para o pleito. Recordo-me do dia da eleição, antes, durante e na finalização de todo o processo, o cansaço estampado nos rostos, mas todos aguerridos no propósito de finalizarem como iniciaram, com sorriso no rosto. Quero agradecer também a professora Martha Manrique, que desde o processo de inscrição das candidaturas, propôs o diálogo democrático e ainda ao professor Ubaldo, pelo incentivo da minha candidatura, e pelas dicas importantes e relevantes no que concerne a gestão do campus”.

Cleberson Arruada ressaltou em seu discurso o compromisso com as propostas feitas durante o período eleitoral: “Nossa proposta é pedagógica e isto exige muito mais que uma caneta, um gabinete e uma mesa, pelo contrário, exige mais ação humana, colaboração, integração, diálogos constantes e participação em todos os processos de desenvolvimento dos nossos estudantes, docentes e técnicos-administrativos. As demandas são muitas, os desafios, ainda maiores. Vivemos um momento de sucateamento da educação pública federal, por meio dos contingenciamentos praticados pela atual gestão do MEC. Mas o Câmpus Goiânia Oeste do IFG é uma instituição de luta, e somada a tantas outras instituições federais, fará a diferença para reverter este quadro”.

Para finalizar a solenidade, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues, proferiu seu discurso. Jerônimo cumprimentou os presentes e agradeceu ao professor Ubaldo Eleutério da Silva, “pelo empenho que sempre teve na condução dos trabalhos delegados a ele” e pelo trabalho desempenhado juntamento com os servidores na gestão do câmpus. O reitor destacou a importância da solenidade para concretizar o momento democrático de escolha do primeiro diretor do câmpus pela comunidade acadêmica: “A Escola Técnica de Goiás foi a primeira escola da Rede a realizar um processo de consulta a comunidade para a escolha do diretor, essa foi e ainda é uma luta nossa porque entendemos a importância dessa escolha democrática”.

Jerônimo lamentou que a data marcada para a posse não tenha ocorrido no momento de retorno dos alunos ao semestre letivo: “Era importante que não fosse no período de férias dos servidores e alunos, porém, infelizmente, devido a agenda do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) não conseguimos marcar”. O reitor do IFG e presidente do Conif salientou em seu discurso os desafios enfrentados pela Rede Federal de Educação diante dos cortes de verba impostos pelo governo.

“O professor Cleberson assume com um mandato curto, de apenas dois anos, porque esse mandato coincide com o mandato do reitor, até 05 de outubro de 2021. Mas até lá há um longo caminho de desafios e dificuldades. Colocamos-nos a disposição para auxiliar ao câmpus no que for preciso e reforço a relevância de fazermos um trabalho de aproximação com a comunidade para mostrar o porquê da nossa existência, nosso posicionamento estratégico na educação, os nossos números, a nossa importância”, finalizou o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues.

 

 

Sobre o diretor

Cleberson Pereira Arruda foi o primeiro diretor eleito do IFG Câmpus Goiânia Oeste. A eleição ocorreu no dia 12 de junho de 2019. No dia 15 de julho de 2019, foi emitida a portaria que nomeou o professor como diretor-geral do câmpus. Cleberson é servidor do IFG desde 2012, atuou no IFG Câmpus Luziânia e desde 2015 atua como professor do IFG Câmpus Goiânia Oeste. Cleberson é pedagogo, especialista em Educação, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

 

Veja mais fotos da cerimônia de posse do novo diretor do IFG Câmpus Goiânia Oeste na fanpage do câmpus.

 

Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste

 

Fim do conteúdo da página