Aula inaugural de Pedagogia Bilíngue em EAD fortalece a história do IFG para a comunidade surda
IFG é um dos polos do curso em educação a distância do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)
![Acesso de alunos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso online de Pedagogia Bilíngue](/attachments/article/7247/site interna.jpg)
Alunos do curso online de Pedagogia Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) tiveram sua aula inaugural neste sábado, 10, no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia. O IFG é um dos 12 polos do País e o único de Goiás a oferecer o curso. A aula inaugural foi presencial e os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o câmpus e a equipe de tutores, além de fazer o primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e receber as orientações para início das aulas.
No IFG, estão matriculados 25 alunos da Região Metropolitana de Goiânia, de municípios do interior do Estado de Goiás e também do Distrito Federal e dos estados do Rio Grande do Sul, Tocantins e Mato Grosso. Henelly Oiveira Nunes é surda e mora em Brasília. Ela soube do curso por uma amiga que é intérprete de Libras e se inscreveu para uma vaga. Ela conta que um professor bilíngue fez falta em sua formação escolar inicial e agora pensa em ser professora e poder ajudar pessoas surdas. A coordenadora do polo IFG, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, conta que o IFG já é referência no País com o curso de Pedagogia Bilíngue presencial e que a instalação do curso a distância é mais um marco histórico para a comunidade surda, do qual o Instituto Federal de Goiás mais uma vez participa.
Cerimônia de abertura
Na cerimônia de abertura da aula inaugural no IFG, a diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, destacou o desafio enfrentado pelo Instituto para a implantação do curso de Pedagogia Bilíngue presencial e do benefício que representa para a sociedade a ampliação de oportunidades com o curso online. “A realidade mostra que há poucos surdos em cursos superiores e o IFG está construindo as bases para mudar essa realidade”, afirmou Ana Lucia. A diretora parabenizou os alunos que estão iniciando o curso de Pedagogia Bilíngue e afirmou que eles serão um diferencial na sociedade.
A coordenadora do polo IFG do curso online de Pedagogia Bilíngue, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, lembrou que foi “maravilhoso” o movimento para criação dos cursos de Letras-Libras no Brasil, tendo sido o primeiro criado em 2006. “Mas faltava o professor para trabalhar com a criança”, afirmou Waléria. Ela lembrou que o Instituto Federal de Goiás foi a primeira instituição do País a criar o curso de Pedagogia Bilíngue presencial e que agora é mais uma vez marcado positivamente na história da comunidade surda com a ampliação do curso, desta vez na modalidade Educação a Distância. O vice-presidente da Associação de Surdos de Goiânia, Carlos Henrique da Costa, ressaltou o valor da educação bilíngue e falou que o curso de Pedagogia Bilíngue é de enorme importância para a educação de surdos.
A solenidade de abertura da aula inaugural foi aberta e conduzida pelo professor Thiago Cardoso Aguiar. Estavam também presentes à cerimônia, os professores Diego Leonardo Vaz, Flávia de Almeida Pinheiro e Alciane Barbosa Macedo Pereira, do IFG Aparecida de Goiânia, além de todos os integrantes da equipe do polo IFG do curso online de Pedagogia Bilíngue, composta pelos seguintes professores e tutores: Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (coordenadora), Thiago Cardoso Aguiar (assistente de docência), Diego Leonardo Pereira Vaz, Lucélia Fernandes e Newton da Rocha Nogueira (tutores presenciais) e Adriano Nunes da Silva, Andreia Cristina de Lima, Carmem Gabryella Pereira, Geane Feitosa Lima, Williane da Silva de Oliveira e Willis Alves Pereira (tutores EaD).
O curso
O curso de Pedagogia Bilíngue ofertado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos é de nove períodos ou 3.300 horas/aula. Os encontros presenciais vão acontecer no início de cada núcleo de disciplinas. A graduação em Pedagogia Bilíngue – Licenciatura, na modalidade EaD do INES, abriu 390 vagas em 12 pólos do País. O ingresso dos estudantes foi feito utilizando a nota do Enem, em que os candidatos podiam optar pela nota obtida entre os anos de 2015 a 2017. Os graduados serão capacitados para a educação de crianças surdas e ouvintes nas primeiras séries do Ensino Fundamental.
O Instituto Nacional de Educação de Surdos é vinculado ao Ministério da Educação. Fundado em 1857 pelo Imperador D. Pedro II, o INES nasceu da primeira Escola de Surdos do Brasil, criada pelo professor surdo Eduardo Huet.
Acesse aqui as imagens da aula inaugural
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
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