Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Egresso do Câmpus Itumbiara participa da abertura do 13º SICT do IFG
Secitecs/Simpeex

Egresso do Câmpus Itumbiara participa da abertura do 13º SICT do IFG

Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 11h28 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 10h50

Wandry Rodrigues relatou suas experiências na iniciação científica, intercâmbio e pós-graduação

Wandry (ultima janela do lado direito e abaixo) ingressou no Câmpus Itumbiara em 2009 no curso técnico, e posteriormente também fez graduação na Unidade
Wandry (última janela do lado direito e abaixo) ingressou no Câmpus Itumbiara em 2009 no curso técnico, e posteriormente também fez graduação na Unidade

Durante a abertura do XIII Seminário de Iniciação Científica e IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Goiás, foi realizada a palestra “Conhecimentos que transformam: um diálogo entre egressos do IFG”. Dos ex-alunos do IFG convidados para a palestra, estave presente o egresso do Câmpus Itumbiara, Wandry Rodrigues Faria. O jovem que atualmente é aluno de doutorado na USP, ingressou no IFG em 2009 para cursar o Técnico em Eletrotécnica.

Wandry relatou que pelo fato de ter se matriculado no IFG de Itumbiara um ano após a implantação da Unidade, quando ainda não havia turmas da graduação, os professores se dedicavam ainda mais ao trabalho de orientação de iniciação científica (IC) com os alunos dos cursos técnicos de nível médio.

O jovem relata que, num primeiro momento, decidiu participar da IC motivado pela bolsa de estudos. Posteriormente, após a conclusão de cada ciclo de pesquisa concluído, Wandry conta que foi se sentindo ainda mais motivado a continuar pesquisando. “Eu trabalhei com vários temas distintos e todos eles me propiciaram estar onde eu estou hoje”, disse Wandry. Para ele, participar de projetos de pesquisa tanto no ensino médio quanto no nível superior foi uma experiência incrível e sem arrependimentos. Como incentivo àqueles que ainda vão iniciar nessa área, Wandry e os demais palestrantes convidados afirmaram ser completamente possível começar a ser um pesquisador mesmo estando no ensino médio e que é natural sentir medos e receios pela falta de experiência inicial.

Particularmente para o egresso do IFG de Itumbiara, foi a pesquisa que impulsionou a carreira acadêmica dele e o levou até onde se encontra hoje (que é o doutorado na USP). Além de ajudar na compreensão das disciplinas de todos os cursos que já concluiu até o momento, a pesquisa ainda foi destaque para o currículo profissional do jovem Wandry.

Currículo
Wandry ingressou no Câmpus Itumbiara em 2009 e concluiu o curso Técnico em Eletrotécnica em 2012. Após, formou-se bacharel em Engenharia Elétrica também no Câmpus Itumbiara, e depois concluiu o mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade de São Paulo - USP São Carlos, em 2020. Atualmente ele é doutorando na USP.

Além do intercâmbio nos EUA, enquanto era aluno do Câmpus Itumbiara Wandry participou de muitos eventos científicos, entre eles o International Conference on Renewable Energies and Power Quality (ICREPQ'17), em Málaga, na Espanha, em 2017; e ainda atuou com instrutor do Senai por três anos.

Participações

A abertura do XIII Seminário de Iniciação Científica e IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFG foi realizada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFG, Paulo Francinete Silva Júnior. A atividade teve a mediação do diretor de Pesquisa e Inovação (DPI) Thiago Eduardo Pereira Alves e, além do Wandry, contou com a participação dos egressos: Adryan Castro, Luana da Silva Matos, Raquel Gomes Botelho Nogueira; e o intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Bruno.

Durante sua fala, o pró-reitor Paulo Francinete afirmou: “É preciso fazer a defesa da ciência, da pesquisa no país. As instituições de ensino e tecnologia, as agências de fomento têm sido constantemente atacadas nos últimos anos, existe um negacionismo da ciência nesse período de pandemia e é preciso reforçar e reafirmar a defesa da ciência na Instituição e no país”.

Os demais participantes também tiveram momentos de fala em defesa da ciência e da pesquisa. Na vez de Wandry, ele foi enfático ao dizer que "toda pesquisa que a gente faz em algum momento volta para a sociedade (...) a gente está em contato com o resultado de pesquisa do tempo todo”. Para ele, apesar do descrédito atual em relação à ciência, é preciso “mostrar para o público em geral que o que a gente faz tem interesse para a vida das pessoas (...) não estamos brincando de estudar” enfatizou o estudante.

Assista à gravação da palestra no perfil IFG Comunidade no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=DH1yaFZght4

___________________________________________________________________

13º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica apresenta 300 trabalhos nesta quarta-feira, 3: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/170-ifg/campus/itumbiara/noticias-campus-itumbiara/21791-300-trabalhos-sict

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.