Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Luziânia > Notícias do Câmpus Luziânia > Trabalhos do VII Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais são apresentados durante todo o dia
Início do conteúdo da página
extensão

Trabalhos do VII Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais são apresentados durante todo o dia

Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 11h08 | Última atualização em Sexta, 14 de Maio de 2021, 11h04
Apresentação de trabalho durante o Seminário
Apresentação de trabalho durante o Seminário

Evento é integrado ao IV Encontro de Culturas Negras, que será realizado até esta sexta-feira, 30

Na manhã desta quinta-feira, 29, estudantes e servidores apresentaram seus trabalhos durante o Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais. A transmissão foi realizada pelo canal do IFG Comunidade, no YouTube (www.youtube.com/IFGComunidade), onde estão disponíveis os vídeos desta quinta-feira e também de todo o evento.

O Grupo de Trabalho 1, sob mediação da professora Luciene Araújo de Almeida, mostrou trabalhos que analisaram a presença de personagens negras na literatura brasileira, em diversas obras, como é retratada a identidade afro-brasileira também na literatura do país, a memória afro-brasileira na construção da identidade feminina, o ensino da literatura e as relações étnicas raciais baseadas no contexto da comunidade e outros.

Outro tema foi a análise do significado da expressão “mimimi” como um “choro sem causa, uma reclamação sem sentido, uma fragilidade humana diante do que, a princípio, precisa ser aceito sem reclamações. É uma expressão muito utilizada ultimamente. Essa expressão consegue ser porta-voz da incapacidade de escuta do outro. Impossibilidade do diálogo, para que possamos alcançar as raízes”, pontua a participante Tainã Gomes.  

Gostaria de indicar que busquem autores negros, pois não temos contato, apenas o padrão da sociedade brasileira e do mundo, que não dá esse espaço. Queria finalizar dizendo que é preciso abrir espaço para escritores negros na sociedade como um todo”, afirma Geovana Borges, umas das participantes.

Acesse o vídeo da apresentação dos trabalhos na manhã de hoje.

 

Confira a programação do Encontro e do Seminário para esta sexta-feira, 30:

 

Sexta-feira – 30/4

10h - Slam de Poesias com o coletivo Goiânia Clandestina: https://youtu.be/hpEmf1KlYjU
15h - Batalha de MCs com o coletivo Norocity: 
https://youtu.be/6beZqo7s9EQ
19h - Apresentação da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Com Cleber Santos Vieira, da UNIFESP/ABP e o professor do IFG, Neville Julio de Vilasboas e Santos: 
https://youtu.be/GWc1iUZPfx4
19h30: Mesa-redonda - “Cultura negra e desafios emancipatórios do Brasil do século XXI”. Professores Cleber Vieira e Neville Santos, Paulo César Ramos, pesquisador do Afro Núcleo de Formação e Pesquisa em Raça, Gênero e Justiça Racial do CEBRAP: 
https://youtu.be/GWc1iUZPfx4 
Atrações artísticas
Projeto Sankôfa: 
https://youtu.be/kvD6Xwd0iI8

Show de Mateus Aleluia: https://www.youtube.com/channel/UCBD8BfTWSwraVk0J46GZWeg

 

Faça sua inscrição no evento.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

Fim do conteúdo da página