Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Rede Federal participa de projeto que integra Europa e América Latina
Início do conteúdo da página
Gestão

Rede Federal participa de projeto que integra Europa e América Latina

Instituto Federal de Goiás é um dos participantes do projeto LAPASSION

 A terceira edição do programa europeu Capacity Building traz boas notícias para o Brasil. Foi aprovado o projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (LAPASSION, na sigla em inglês), que envolve 15 entidades: o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e os Institutos Federais de Goiás, o Sul-Rio-Grandense (IFsul), do Triângulo Mineiro (IFTM), do Maranhão (IFMA) e do Amazonas (Ifam).

Com vigência de três anos, a ação será financiada pela iniciativa europeia Erasmus+ e contará com orçamento total de 999.310 euros. A verba custeará até 28 projetos multidisciplinares e 84 mobilidades de estudantes e servidores das instituições envolvidas.

“Essa interação mais intensa com a Europa e a América Latina é uma experiência promissora para a Rede Federal, especialmente porque envolverá profissionais e estudantes de diversas área do conhecimento e nacionalidades”, afirma o reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues, que participou do processo de idealização do LAPASSION.  

Segundo o vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), Carlos Ramos, responsável pelo projeto, “o LAPASSION visa transferir uma boa prática desenvolvida na Europa para o espaço geográfico da América Latina”. Sua concepção foi inspirada nos conceitos da Porto Design Factory, uma estrutura de inovação baseada na proposta educativa do P.PORTO e que mantém forte relacionamento com grupos de pesquisa e estágios em P&D para estudantes de Institutos Federais do Brasil.

As atividades serão empreendidas na América Latina, com duração de dois meses, integrando também servidores e alunos das seguintes instituições:Tampere University of Applied Sciences (TAMK – Finlândia), Universidade de Vigo (UVIGO – Espanha), Universidad de Salamanca (USAL – Espanha),Universidad de La República de Uruguay (UDELAR), Universidade Técnica de Uruguay (UTEC), Fundação do Instituto Profissional (DUOC – Chile), Universidade Católica do Chile (PUC) e Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (AEP).

 

Cronograma

Em novembro de 2017, durante a 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) em João Pessoa (PB), ocorrerá a primeira agenda de planejamento do LAPASSION. A realização da atividade no Brasil é uma estratégia para alcançar toda a Rede Federal, já que o objetivo do Conif é expandir essa experiência e fortalecer a articulação com os países envolvidos – Uruguai, Chile, Espanha, Finlândia e Portugal.

A implementação das primeiras ações está prevista para abril de 2018, no Chile, em Santiago, já com a participação de estudantes dos Institutos Federais. Em março de 2019, os projetos serão no IFTM e no IFMA e, em março de 2020, no IFSul, IFG e Ifam. As instituições brasileiras receberão representantes portugueses, espanhóis, finlandeses, uruguaios e chilenos.

 

 

Assessoria de Comunicação – Conif

 

 

 

Notícias (Servidor)

Fim do conteúdo da página