Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Orquestra Jovem de Anápolis realiza Ensaio Aberto no IFG Anápolis

Orquestra Jovem de Anápolis realiza Ensaio Aberto no IFG Anápolis

Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2019, 18h01 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 17h08

A Orquestra Jovem de Anápolis promoveu nesta sexta-feira, 24, um ensaio aberto no teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis. Utilizando de estratégias que muitas vezes lembravam uma aula interativa, os onze músicos regidos pelo maestro Isaac Gonçalves mostraram na prática como é o processo de trabalho durante os ensaios até o dia da apresentação. A Orquestra tem na agenda duas apresentações no IFG nas próximas semanas: durante o encerramento do III Simpósio de Ciências Sociais (dia 28 de maio) e na sessão solene da Câmara Municipal em homenagem ao nono aniversário do Câmpus Anápolis (dia 18 de junho).

“A proposta do ensaio aberto é instigar o público a apreciar a música e entender conceitos como, por exemplo, a função do maestro, a disposição dos músicos no palco, os momentos de aplaudir”, esclarece o maestro Isaac Gonçalves. Aproximadamente 100 pessoas assistiram à atividade, dentre elas a estudante do 2° ano do curso técnico integrado em Química Emilly Morais de Oliveira, de 16 anos. Para ela, o ensaio aberto foi uma oportunidade especial para aprender sobre a dinâmica de um concerto, particularmente em relação à função do maestro de uma orquestra. “Também amei ouvir a execução do violino e violoncelo, dois instrumentos que admiro muito”.

A Orquestra Jovem de Anápolis existe desde 2002 e conta atualmente com a participação de 30 jovens entre 16 e 28 anos, dos quais 20 são bolsistas.

Confira o repertório do Ensaio Aberto realizado hoje, 24, no IFG:

Ponteio - Carlos Sousa

Prelúdio - Villa-Lobos