Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sociedade e educação são debatidas durante eventos do IFG
Último dia

Sociedade e educação são debatidas durante eventos do IFG

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2019, 15h25 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 18h48

Programação variada marcou o III Simpósio de Ciências Sociais e o I Colóquio de Secretaria Escolar, encerrados na noite de ontem

Encerramento dos eventos teve peça de Teatro "Mesa Verde e Amarela" com participação de artistas da Escola de Teatro de Anápolis

Foram encerrados na noite desta terça-feira, 28, o III Simpósio de Ciências Sociais e o I Colóquio de Secretaria Escolar do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis. Os dois eventos foram articulados para serem realizados simultaneamente nos dias 27 e 28 de maio e ofereceram uma série de atividades tais como oficinas, palestras, mostra de cinema, mesas-redondas, minicursos, apresentações musicais e cinedebate.

O III Simpósio de Ciências Sociais teve o seguinte tema geral: Crítica e Resistência em Tempos de Obscurantismo. Para um dos organizadores deste evento, professor Eduardo Carli, o simpósio ofereceu reflexões sobre os elementos Crítica e Resistência por meio de uma programação variada e baseada na transdisciplinaridade. “Também trabalhamos com sucesso as práticas de artes integradas, unindo em nossa programação a música (com o show de Afrika Billy e a apresentação da Orquestra Jovem de Anápolis, numa união do popular com o erudito), o cinema (através de um cinedebate e uma mostra audiovisual LGBTQ) e o teatro”.

Já o I Colóquio de Secretaria Escolar abordou a seguinte temática: Trabalhadores da Educação em Debate. “O evento foi um sucesso e será o primeiro de muitos que ainda vamos organizar”, pontua a coordenadora do Colóquio, professora Kamylla Borges. “Esse evento surgiu com a proposta de dar voz aos alunos de educação de jovens e adultos que foram por muito tempo excluídos da educação e da escola e agora eles têm a oportunidade de voltar a estudar e de desenvolver e construir o seu conhecimento, que só se dá por meio do diálogo”.

ÚLTIMO DIA DOS EVENTOS

No início da tarde de hoje, 28, foi realizada a mesa-redonda "Ativismos em interseção na luta por tempos menos obscuros" com os seguintes participantes: Angela Cristina Ferreira (representante da Coordenação do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno); Ana Fonseca (Executiva da União Estadual dos Estudantes de Goiás); professor José Vandério Cerqueira Pinto (Instituto Federal de Brasília). O ex-prefeito de Goiânia Pedro Wilson prestigiou o momento e foi convidado a participar do evento como debatedor.

Durante a tarde foram realizadas duas atividades: a segunda etapa do minicurso de Libras (com professor Newton Nogueira) e a oficina "Vestindo a Camisa: a neutralidade não existe", conduzida pelo Coletivo ParaTodos Goiás. No início da noite, foram recebidas duas atrações culturais: a peça de Teatro "Mesa Verde e Amarela" com participação de artistas da Escola de Teatro de Anápolis; e apresentação da Orquestra Jovem de Anápolis.

Para encerrar o III Simpósio de Ciências Sociais, foi promovida a mesa-redonda “Marxismo Cultural, Pós Verdade e Escola sem Partido”, com participação da professora Marta Jane da Silva (IFG/Goiânia Oeste), do professor Daniel Christino (UnB) e da professora Breilla Valentina Barbosa Zanon (Universidade Federal de São Carlos). No caso do I Colóquio de Secretaria Escolar, o encerramento ficou por conta de Maria Sueli Pereira Borges (UEG) que ministrou o minicurso “Especificidades do trabalho em Secretaria Escolar” (foto abaixo).

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis