Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Anápolis promove o evento Cem Clarice
CENTENÁRIO

IFG Anápolis promove o evento Cem Clarice

Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 09h58 | Última atualização em Sexta, 22 de Janeiro de 2021, 17h08

A homenagem a Clarice Lispector que dá nome à biblioteca do Câmpus será no dia 10 de dezembro, data em que a escritora faria 100 anos

Se estivesse viva, Clarice Lispector completaria 100 anos no próximo dia 10 de dezembro. Para não passar em branco uma data tão importante, as equipes da Biblioteca Clarice Lispector do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Anápolis e do Núcleo de Estudos de Cultura, Linguagens e Suas Tecnologias (NECULT) prepararam um evento para homenagear a escritora, que nasceu na Ucrânia em 1920 e mudou-se para o Brasil com a família quando ainda tinha apenas dois meses.

A partir de 10h30, no canal do YouTube do Câmpus, será realizado o Cem Clarice, que consistirá em um bate-papo ao vivo sobre os livros "A hora da estrela" e "A paixão segundo GH", escritos por Clarice Lispector. Os debatedores serão os docentes do Câmpus  Michele Siqueira e Carlos Magno da Mata. A mediação será feita pela bibliotecária Claudineia Pereira de Abreu, também servidora do IFG Anápolis. O link direto do YouTube do Cem Clarice é:  https://youtu.be/ijVor_RM9L8

O evento é aberto ao público em geral e oferecerá certificação para os inscritos (para se inscrever, acesse aqui). Durante a transmissão no YouTube, haverá um sorteio de livros escritos por Clarice Lispector. As obras sorteadas serão uma edição de “A Hora da Estrela” e mais uma edição de “Clarice Lispector Crônicas para Jovens de Escrita e Vida”.

SORTEIO DE LIVROS NO INSTAGRAM

Logo após a realização do evento Cem Clarice no Youtube do IFG Anápolis, será realizado mais um sorteio de livros da escritora no dia 10 de dezembro durante uma live que será realizada no perfil da Biblioteca Clarice Lispector no Instagram (@bibliotecaclaricelispectorifg). Para participar do sorteio, que é válido para todo território nacional, é preciso seguir as regras a seguir:

1) Curtir a foto oficial do sorteio (essa que está ao lado e disponível no perfil do instagram @bibliotecaclaricelispectorifg
2) Seguir o perfil do instagram @bibliotecaclaricelispectorifg
3) Marcar dois amigos nos comentários desta foto (não é permitido marcar perfis fakes, famosos ou empresas). Pronto, já está inscrito no sorteio.

A premiação será: 1° Ganhador: COMBO 01 (01 Livro A Hora da Estrela + 01 Livro Crônicas para Jovens: de Escrita e Vida) e  2° Ganhador: COMBO 02 (01 Livro Clarice de Cabeceira: Crônicas + 01 Livro Clarice de Cabeceira: Jornalismo).  Os ganhadores terão até cinco dias para entrarem em contato com a equipe que administra o perfil da Biblioteca Clarice Lispector no Instagram e informar os dados para receber o prêmio. Caso os ganhadores não se manifestem, será feito novo sorteio.

HISTÓRIA DO NOME DA BIBLIOTECA DO CÂMPUS

A biblioteca do Câmpus Anápolis leva o nome da escritora Clarice Lispector devido ao resultado de uma eleição que envolveu toda a comunidade acadêmica em 2011. Para a escolha dos cinco nomes que compuseram a cédula de votação, foram executadas duas etapas. Na primeira fase, professores do núcleo de Língua Portuguesa e Literatura do câmpus fizeram uma primeira seleção de nomes. Em seguida, durante reunião geral dos servidores, realizada no dia 05 de maio de 2011, definiu-se, por votação, a lista oficial dos candidatos.

Os candidatos escolhidos foram: Cecília Meireles, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, José J. Veiga e Manuel Bandeira. A eleição foi realizada no dia 31 de maio de 2011 em clima de muita disputa e interesse da comunidade. O resultado da eleição só foi conhecido pela comunidade acadêmica na data da inauguração oficial da biblioteca do câmpus, em 21 de junho de 2011, data também do primeiro aniversário do Câmpus Anápolis. Apenas os membros da comissão eleitoral tinham conhecimento do nome escolhido em votação antes dessa data.

Para viabilizar melhor conhecimento acerca dos candidatos, a professora de Língua Portuguesa Michele Siqueira realizou um trabalho especial para alunos dos cursos técnicos integrados do câmpus. As turmas foram divididas em grupos de alunos e cada grupo ficou responsável por estudar a vida e a obra dos escritores propostos para a eleição e apresentar as análises para os demais estudantes. O trabalho funcionou nos moldes de um seminário, a critério e organização da professora Michele. No dia do anúncio do resultado, os alunos fizeram uma encenação teatral interpretando os candidatos.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis