Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > VII Seminário de Iniciação Científica mobiliza comunidade acadêmica do Câmpus Anápolis
Evento

Publicado: Terça, 18 de Abril de 2017, 20h51 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 14h59
Mesa de abertura do VII SIC do Câmpus Anápolis

O primeiro dia do VII Seminário de Iniciação Científica (SIC) do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis reservou momentos importantes para divulgação da produção da pesquisa científica feita pela Instituição. O seminário é aberto a toda comunidade e será realizado até quarta-feira, 19 de abril. Confira galeria de fotos do evento aqui. Veja a programação geral, clicando aqui

A aplicação da matemática no cotidiano das pessoas foi a temática abordada pelos professores do IFG Weslley Pinheiro Barreto, Tharsis Souza Silva e Éder Silva de Brito na mesa de abertura do evento denominada "A Matemática está em tudo", realizada no teatro. A exposição de banners sobre pesquisas desenvolvidas no Câmpus foi iniciada na manhã do primeiro dia e assim permanecerá durante todo o seminário na sala Multimeios I. Será possível acompanhar a apresentação oral relativa a esses estudos no período entre 8 h e 9 h de quarta-feira, 19.

Na programação, foram promovidas duas Mostras de Pesquisas relacionadas com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC-Af) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM). A estudante do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Dáguila da Silva Boaventura, foi uma das participantes da Mostra do PIBIC-Af com a apresentação do estudo "Negritude e identidade: construções identitárias em torno do cabelo em salões de beleza de Anápolis", que tem orientação do professor Neville Villasboas. Dáguila afirma que "essa pesquisa é muito importante porque através dela eu tive uma nova identidade como mulher negra e a partir dela estou propondo debates". A discente avalia ainda que a pesquisa científica promove reflexões que ampliam discussões além daquelas desenvolvidas em sala de aula.

PATRULHA DIGITAL, GRUPOS DE PESQUISA E MINICURSO

No final da tarde do primeiro dia do VII SIC, dois representantes da TV Anhanguera Anápolis, Carlos Calvilho e Luciano Cirqueira, estiveram no câmpus com o objetivo de expor aos estudantes do IFG o projeto Patrulha Digital, uma iniciativa que visa facilitar a instalação dos equipamentos necessários para a captura do sinal digital. Trata-se de uma parceria entre a emissora e o instituto cujo foco é orientar e distribuir kits digitais a moradores de Anápolis durante o próximo dia 06 de maio, pois a cidade terá o sinal analógico desligado no dia 31 de maio de 2017. Uma outra oportunidade de formação geral dos alunos do IFG será oferecida pela TV no próximo dia 02 de maio.

Nesta terça, 18 de abril, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos por dois grupos de pesquisa do Câmpus Anápolis: no período vespertino, houve a participação do Núcleo de Estudos da Cultura, Linguagens e seus Tecnologias (NECULT) e à noite foi a vez do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Homem, o Trabalho e a Educação Profissional e Tecnológica (PANECÁSTICA). Paralelamente à apresentação do PANECÁSTICA, o professor Daniel Xavier de Souza ministrou o minicurso "Ferramentas Web voltadas para Pesquisa Científica, com foco no Google Acadêmico".

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis