Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Seminários do NAPNE encerra com sucesso primeiro ciclo de atividades
Retrospectiva

Projeto Seminários do NAPNE encerra com sucesso primeiro ciclo de atividades

Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 18h39 | Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 16h09

O Núcleo do IFG Anápolis promoveu 14 encontros virtuais sobre temas ligados à educação inclusiva

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis promoveu na noite desta segunda-feira, 13, o último encontro de 2021 do projeto Seminários do NAPNE (confira aqui como foi). Os seminários se iniciaram oficialmente no mês de outubro de 2020 e, no mês de dezembro de 2021, encerrou-se o ciclo de atividades com um total de 14 edições, sem levar em conta as atividades que envolveram os meses de setembro de 2020 e 2021 (1ª e 2ª edição do Simpósio Setembro Amarelo e 1ª e 2ª edição das Rodas de Conversa do Setembro Azul). Foram diversos temas tratados ao longo dos meses de execução do projeto, sempre tendo a perspectiva da educação inclusiva, tais como dislexia, transtorno do espectro autista, ações afirmativas, superdotação, entre outros.

A proposta de promover os Seminários do NAPNE surgiu a partir da elaboração do plano de ações do Núcleo para o ano de 2020. A ideia geral é que fosse realizado um encontro mensal em que fosse discutida alguma temática relacionada à educação inclusiva. Com a vigência do formato remoto das atividades acadêmicas e administrativas do Câmpus Anápolis, em razão da pandemia da Covid-19, o NAPNE precisou estruturar essa ação, decidindo realizá-la no formato virtual. Sendo assim, foi criado um canal na plataforma YouTube para realização do projeto.

“A importância dos Seminários do NAPNE se encontra no fato de que ele é um ambiente de formação. O objetivo sempre foi de proporcionar formação sobre as especificidades atendidas pela educação inclusiva para todos os interessados na temática”, pontua a coordenadora do NAPNE do IFG Anápolis, professora Lidiane de Lemos Soares Pereira. “E o mais interessante é que ao adotarmos o formato virtual, tivemos o prazer de contar com a participação de pessoas de outras cidades e estados brasileiros. Isso enriqueceu muito a nossa formação”.

CALENDÁRIO

O NAPNE organizou os encontros sempre às segundas-feiras, observando a maior disponibilidade do horário de aulas dos alunos do Câmpus Anápolis. Apenas dois encontros não foram realizados na segunda-feira, tendo em vista a disponibilidade dos palestrantes. Com exceção do primeiro encontro, que foi realizado pelo Google Meet, todos os seminários foram realizados no canal do NAPNE no YouTube no qual constam todas as gravações dos encontros (acesse aqui).

A partir do calendário de datas da Educação Especial, disponibilizado pelo Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do IFG, a cada mês foi planejado um seminário cuja temática estivesse consonância com esse calendário. A partir de abril de 2021, foi incluída, no formulário de presença nos encontros, a possibilidade de os inscritos sugerirem temas e por isso em alguns meses a temática foi modificada para atender aos interesses do público que esteve acompanhando os trabalhos.

A professora Lidiane Lemos explica que como a equipe do NAPNE será reestruturada no próximo ano e ainda não há o plano de ações para o ano de 2022, não se sabe ao certo se haverá uma nova edição do projeto dos Seminários NAPNE. Além disso, há a expectativa de haver um retorno seguro das atividades presenciais do câmpus, o que poderá abrir portas para que muitas atividades do próximo ano já sejam planejadas para a realização no formato presencial. “Entretanto, se temos uma certeza, essa pode ser descrita a partir da necessidade de mais espaços para a discussão das temáticas relacionadas à educação inclusiva. Ainda temos muito para aprender sobre as questões que cercam a educação inclusiva, principalmente no âmbito da Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica”, ressalta a docente.

Acompanhe também o trabalho do NAPNE do IFG Anápolis no Instagram

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis