Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nova edição do projeto de ensino do Jornal Vereda é implementada no IFG Anápolis
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2022, 12h33 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2022, 15h09
Uma das atividades do projeto de ensino foi a oficina intitulada “Concepções e técnicas de Jornalismo”, ministrada pela jornalista Priscylla Dietz

Teve início no mês de abril de 2022 o projeto de ensino “Vereda – Jornal do IFG Anápolis”, iniciativa que visa à confecção de um jornal escolar em formato impresso, envolve a produção de um blog e também está presente no Instagram (@vereda_ifg). Os participantes do Vereda são estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis que estão inseridos em uma proposta pedagógica que oferece aos discentes tanto o aperfeiçoamento de aspectos de produção textual/iconográfica quanto o favorecimento de análise crítica das informações que são veiculadas pelos diversos meios de comunicação da sociedade.

O projeto Jornal Vereda está em sua segunda edição, é coordenado pelo professor Rangel Gomes Godinho e conta com a colaboração dos seguintes servidores do câmpus: Michele Siqueira, Aline Gomes da Silva, Suilei Monteiro Giavara, Thiago Damasceno Pinto Milhomem e Elza Gabriela Godinho Miranda. Dentre os estudantes participantes desta segunda edição, está o aluno do 1º ano do curso técnico integrado em Química, Gabriel Gonzaga Silva. Ele tem 15 anos e soube do projeto por meio da divulgação e convite do professor Rangel e seu interesse foi devido à oportunidade de acompanhar a produção de um jornal. “Estou gostando muito da experiência de participar do projeto pela possibilidade de me conectar com os outros colegas e de aperfeiçoar a escrita e leitura crítica”.

PARTICIPAÇÃO E ENCONTROS

Além dos estudantes formalmente inscritos no projeto, o Vereda abre espaço para participação de outros discentes e também de servidores do câmpus por meio de charges, desenhos, contos, poesias, crônicas e artigos de opinião. Para a primeira edição impressa de 2022, a participação pode ser concretizada até o próximo dia 15 de maio com o envio do material para o seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As normas de publicação estão disponíveis no Instagram (@vereda_ifg). O material que não for selecionado para a versão impressa será divulgado no blog do projeto (https://jornalveredaifg.home.blog/).

Serão 10 meses destinados à execução do projeto Jornal Vereda, com encontros presenciais nas tardes de terças para discussões sobre o trabalho desenvolvido no jornal. Nessas ocasiões, os estudantes envolvidos poderão ter contato com convidados, como foi o caso do encontro realizado no útlimo dia 26 de abril, quando a jornalista Priscylla Dietz, que é servidora do Câmpus Anápolis, ministrou para eles a oficina intitulada “Concepções e técnicas de Jornalismo”. A jornalista apresentou um panorama sobre a atividade jornalística levando em conta os seus desafios em questões como conduta profissional, ética, diversidade de mídias, estrutura básica conceitual e técnica dos gêneros jornalísticos, entre outros temas.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Anápolis