Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programação de aniversário movimentou o câmpus
12 ANOS

Programação de aniversário movimentou o câmpus

Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2022, 17h25 | Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2022, 12h18

12 anos do IFG Anápolis foram comemorados ao longo de uma semana

As comemorações pelos 12 anos do Instituto Federal de Goiás – IFG Anápolis se encerraram na sexta-feira, 1º de julho, com o 11º Arraial IFestança. O evento, em razão dos cuidados sanitários que a pandemia de Covid-19 ainda exige e a necessidade de evitar aglomerações, foi realizado no interior do câmpus e a participação foi restrita a membros da comunidade interna e familiares dos alunos, com ingressos limitados. O tema escolhido para a festa é "Vacina no povo - IFestança de novo!". Esta temática está inserida no contexto da identidade visual do 12º aniversário do câmpus, que tem uma imagem alusiva à vacina contra a Covid-19 como uma forma de reafirmar a posição institucional do IFG de defesa da ciência. O Arraial foi o fechamento de uma semana de comemoração, que incluiu diversos eventos.

A programação de aniversário do IFG Anápolis este ano, para adequação ao calendário de eventos do IFG, foi celebrada na semana seguinte à do aniversário, comemorado no dia 21 de junho. As atividades começaram no dia 27, segunda-feira, com a abertura do 4º Campeonato Intercursos e a realização do 1º Bazar dos Estudantes.

Esporte

As competições esportivas envolveram as seguintes modalidades: futsal masculino; futsal feminino; voleibol; xadrez; damas; queimada; bandeirinha; free fire e peteca, e se estenderam até a sexta-feira, 1º de julho. As equipes vencedoras  de cada categoria (com exceção da modalidade queimada, que não foi concluída) foram: futsal masculino – Ciência da Computação; futsal feminino – Comércio Exterior; xadrez – Ciência da Computação; damas – Ciência da Computação; vôlei –  combinado entre técnico integrado em Quimica e Engenharia Civil da Mobilidade; peteca – Edificações; free fire – Comércio Exterior; bandeirinha – técnico integrado em Quimica.

Novidade da programação deste ano, o 1º Bazar dos Estudantes foi promovido pelo Grêmio Estudantil União Jovem, com o objetivo de angariar recursos para a aquisição de um forno micro-ondas para ser utilizado pelos alunos. O bazar comercializou sobretudo roupas e calçados e conseguiu arrecadar R$945, incluindo algumas vendas a prazo.

Feira de Troca

Na terça, 28, foi realizada a 1ª Feira de Troca e Economia Solidária, que foi outra novidade deste ano. A Feira reuniu produtores e artesãos locais, que comercializaram diversos produtos de artesanato e arte popular, além de produtos de agricultura familiar e alimentícios caseiros. Além da comercialização, a Feira teve também espaço para trocas.

Noite de Talentos

Ainda na terça, aconteceu a 9ª Noite de Talentos, um evento promovido pelos alunos e que reúne apresentações artísticas de servidores, alunos e egressos. Foram 16 inscritos em apresentações de música, teatro, dança e talentos diversos. As apresentações foram avaliadas pelas professoras Elaine Cruz e Elza Godinho. Houve também apresentações espontâneas, de presentes, chamadas de “chuveirinho”.

4º Conpoim e 2ª Exposição de Desenhos e Fotografias

A programação prosseguiu na quinta-feira, 30, com a realização do 4º Conpom – Concurso de Pontes de Macarrão e a 2ª Exposição de Desenhos e Fotografias Jornal Vereda. O Conpom é uma realização da coordenação, professores e alunos do curso de Engenharia Civil da Mobilidade e este ano teve como vencedora a equipe Fora do Tempo, composta por cinco alunos de Engenharia.

A 2ª Exposição de Desenhos e Fotografias Jornal Vereda foi aberta à participação de alunos e servidores da instituição. Houve a participação de duas alunas na categoria desenhos: Kimberly Carvalho Souza, do 1º ano do curso técnico integrado em Comércio Exterior, com 35 desenhos, e Gabriela Lidiane Dias Carvalho, do 3º ano do curso técnico integrado em Edificações. Na categoria Fotografias, participaram a professora Elza Gabriela Godinho Miranda, docente da área de Artes, e José Gabriel Ribeiro Paiva, aluno do 3º ano do curso técnico integrado em Química, ambos com uma fotografia cada.

Arraial IFestança

A semana de comemorações foi encerrada com a realização do 11º Arraial IFestança. Ao contrário dos anos anteriores, quando o arraial era montado no estacionamento externo, este ano o evento foi realizado no interior do câmpus. A festa começou no início da noite e foi até por volta das 22h. Foi montada a tradicional decoração junina e também barracas com comidas típicas. Os alunos apresentaram um número de quadrilha e alegria e animação correram soltas. Haviam sido distribuídos ingressos entre os alunos, para eles e seus familiares,  assim o público ficou dentro do número esperado e a festa foi muito elogiada por sua organização.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis