Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do curso de Transporte de Cargas participam de visita técnica em Brasília
Oportunidade

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 18h34 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2017, 17h17

Vinte estudantes do curso técnico integrado em Transporte de Cargas (modalidade EJA) do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis participaram na última quarta-feira, 31 de maio, de uma visita técnica às dependências do Terminal de Cargas Aéreas e do Metrô DF, localizados em Brasília (DF). A atividade foi a primeira iniciativa alusiva à 3º Semana de Logística, Comércio Exterior e Transporte de Cargas do Câmpus Anápolis, cuja programação completa será divulgada nesta sexta-feira, 02 de junho, no site www.ifg.edu.br/anapolis.

O objetivo da visita ao aeroporto foi demonstrar aos alunos as ações desenvolvidas em um terminal alfandegado de uso público, destinado à armazenagem e à movimentação de mercadorias importadas, ou destinadas à exportação, que é utilizado como facilitador das operações de comércio exterior. "O Terminal de Cargas de Brasília dispõe de armazém para processamento de cargas com capacidade para até 40.000 t de cargas/ano em mais de 1000 posições de paletes PBR. Tanto os órgãos anuentes quanto os despachantes estão instalados no TECA, facilitando o processo de desembaraço por parte dos importadores e exportadores", explicou o coordenador de Logística e um dos gestores do TECA, Miguel Santiago, na ocasião.

Já em relação à visita às dependências do Metrô DF, o supervisor da Ouvidoria Renato Ferreira conduziu um momento que proporcionou, para grande parte dos participantes, um primeiro contato com o modal Ferroviário. Além disso, todos puderam conhecer o modelo de gestão adotado nas operações diárias do Metrô, o CCO (Centro de Controle Operacional), e também o pátio de manutenção dos "carros, trens e vagões".

Na avaliação do coordenador do curso de Transporte de Cargas, professor Lucas Bernardes e do coordenador da visita técnica realizada em Brasília, professor Marcelo Milhomens, conhecer toda a infraestrutura in loco de tais locais propicia aos alunos melhor entendimento das disciplinas estudadas em sala de aula.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis