Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IV Feira de Troca e Economia Solidária abre comemorações pelos 13 anos do IFG Anápolis
IFG Anápolis 13 anos

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 13h10 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 14h28

Evento teve o maior número de expositores de todas as edições

Alunos do Colégio Mauá visitaram a Feira

A programação de aniversário de 13 anos do Câmpus Anápolis teve início nesta terça, 13, com a realização da IV Feira de Troca e Economia Solidária do IFG Anápolis e o Bazar de roupas e calçados usados. A Feira reuniu diversos expositores, que comercializaram os mais diferentes produtos, desde doces e outros alimentos até artesanatos variados e roupas, além das trocas. O Bazar comercializou roupas e calçados usados a preços promocionais. As duas atividades tiveram início às 14h e se estenderam até às 19h30. Durante a tarde, aconteceu a visita de alunos do Colégio Mauá, dentro do Programa de Residência Pedagógica.

Participante da Feira desde sua primeira edição, o Instituto Arandu estava presente também nesta IV Feira. A instituição trabalha com alimentos agroecológicos, fornecendo cestas de alimentos agroecológicos entregues em domicílio. Telma Cristine, do Arandu, participou de todas as feiras e disse notar uma evolução no número de bancas, que aumentou, com mais pessoas interessadas em participar e expor seus produtos. Para ela, esse tipo de feira é importante: “acho legal pelo consumo responsável. Na troca, você leva aquilo que você realmente precisa. Além disso, proporciona uma economia mais solidária também. Uma pessoa que não dispõe daquele valor para adquirir um produto pode ter acesso a ele por um preço menor ou mesmo por meio da troca”, declara Telma.

“Política de 5 Rs”

Durante a Feira, o câmpus recebeu a visita de alunos do Colégio Estadual Doutor Mauá Cavalcante, dentro do programa Residência Pedagógica. Os estudantes do IFG que fazem estágio naquela escola têm trabalhado com os alunos do Mauá a chamada Política de 5 Rs, que parte da ideia de sustentabilidade a partir da proposta de Reciclar, Reutilizar, Reduzir, Recusar e Repensar. Assim, os alunos puderam conhecer a Feira e ver na prática aspectos dessa política sendo trabalhados.

Para a professora Andreia Farina, uma das organizadoras da Feira, o evento foi muito satisfatório e a avaliação dos participantes reflete isso. A ação parte do Programa Ciclo de Mulheres, uma vez que a maioria dos produtores são mulheres ou há mulheres envolvidas no processo de produção, e busca fortalecer esses negócios.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis