Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programação variada marca o 10º Simpósio de Química

Programação variada marca o 10º Simpósio de Química

Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 11h40 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 14h22

Evento buscou oferecer atividades que se destacaram pela praticidade

O 10º Simpósio de Química do IFG Anápolis movimentou o câmpus nesta quarta, 14.  O evento teve uma palestra, oito oficinas, um minicurso, além da ExpoQuímica IFG e a apresentação de trabalhos acadêmicos. A abertura aconteceu pela manhã, no miniauditório, e teve a presença da diretora-geral, Kátia Fernandes, e dos coordenadores Gracielle Oliveira, do curso técnico integrado em Química, e Lucas hoffmann, da licenciatura em Química. Em seguida, palestra com a perita criminal da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás, Branda Gomes Carvalho, que abordou o tema “A Química na Perícia Criminal”.

O evento deste ano teve por tema “Química através da contextualização e da experimentação”  e isso se refletiu nos temas das oficinas e minicurso, um dos pontos altos do 10º Simpósio. Foram realizados as seguintes oficinas e minicurso:

Oficina 1: Jogos de imersão no Ensino de Química: o Escape Room – Professor Thiago Cardoso de Deus, Luiz Gabriel Pureza e Victor Gabriel Araújo

Oficina 2: Química e Arduino: uma oficina no laboratório IFMaker – Professor Thiago Eduardo  Pereira Alves

Oficina 3: Formulação de sabonete em barra com óleo de coco – Priscila Mendes Silva e Sabrina Mendes Silva

Oficina 4: Produção de fitoterápicos – professora Vanessa Carneiro Leite

Oficina 5: Fogueteiros do Mauá: construção e lançamento de foguetes nível 4 – Professores Hasley Pereira e Túlio Silva

Oficina 6: “Faça da sua aula um show”: Inovações pelo show da Química na formação de professores – Professor Alessandro Silva de Oliveira e estudantes do Grupo de Pesquisa Nupedea

Oficina 7: Minicraft for Education – Professora Késia de Souza Cruz

Oficina 8: Fitoterapia no ensino de Química – Professora Vanessa Carneiro Leite

Minicurso: “Use quadrinhos no Ensino de Química!”: Teoria e prática na formação de professores e educação ambiental - Professor Alessandro Silva de Oliveira e estudantes do Grupo de Pesquisa Nupedea

ExpoQuímica

No final da tarde, aconteceu a ExpoQuímica !FG, em que foram expostos e doados diversos itens produzidos pelos alunos do curso técnico integrado de Química. Já no início da noite, foi realizada a apresentação de trabalhos científicos. O evento registrou a inscrição de 12 trabalhos com diversas temáticas e que foram expostos, no formato de banners, no pátio que fica entre os blocos 300, 400 e 500.

Fazendo uma avaliação do Simpósio, a professora Gracielle Oliveira, coordenadora do evento, declarou que: “A décima edição do Simpósio de Química do IFG Anápolis trouxe como tema ‘Química através da contextualização e da experimentação’ e acredito que atingimos o objetivo proposto, oportunizando aos participantes a percepção de como essa ciência perpassa por diversos campos”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis