Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > ProfEPT e Nupedea participam de congresso internacional

ProfEPT e Nupedea participam de congresso internacional

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 12h11 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 08h07

Evento promovido pela Universidade de Córdoba, na Colômbia, reuniu pesquisadores professores e alunos da América Latina

O Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT e o Núcleo de Pesquisa e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA) do Câmpus Anápolis foram destaque em um congresso internacional que se constitui num dos mais importantes eventos na área de didática de Ciências. O VI Congreso de la Red Latinoamericana de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales – REDLAD, realizado em Córdoba, Colêmbia, nos dias 6, 7 e 8 de setembro, teve a apresentação de seis trabalhos de alunos do IFG Anápolis.

O evento, realizado na Universidade de Córdoba, teve por tema “Hacia una didáctica de las ciencias desde diversos contextos latino-americanos”. O IFG Anápolis se fez representado por meio da apresentação por meio virtual de seis trabalhos:

-A educação ambiental crítica na formação de professores de ciências naturais em uma região rural do Brasil. Autores: Lucas José Oliveira Gomes dos Santos e Alessandro Silva de Oliveira;

- Videogames como Ferramenta de Educação Ambiental: Uma Proposta para os Dilemas Socioambientais na Amazônia. Autores: Jefferson Nogueira de Oliveira e Alessandro Silva de Oliveira

- Sistemas miniaturizados en papel: una herramienta didáctica alternativa para la enseñanza de la Química. Autores: Lucas da Costa Duarte e Alessandro Silva de Oliveira;

- Espaços de complexidade e formação docente no Brasil pela Educação Ambiental Crítica.Autores: Alessandro Silva de Oliveira e Lucas José Gomes Oliveira dos Santos

- Formação inicial de professores de ciências: Uma proposta considerando a Pedagogia Histórico-Crítica e a guerra entre Rússia e Ucrânia. Autores: Karolynne Marques Ferreira e Alessandro Silva de Oliveira

- As percepções ambientais de estudantes e um Instituto de Ciência e Tecnologia do Brasil como pressupostos para a Educação Ambiental Crítica. Autores: Leonardo Ramos da Silveira e Alessandro Silva de Oliveira.

Para  o professor Alessandro Oliveira, coordenador do ProfEPT no Câmpus Anápolis e um dos membros do Nupedea, a participação no evento foi muito valiosa, uma vez que se trata de um congresso muito rigoroso e dos seis trabalhos apresentados pelo IFG, quatro foram selecionados para publicação em periódico que tem Qualis A3. Além disso, houve espaço no evento para apresentação do IFG, com foco no Câmpus Anápolis.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis