Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Anápolis promove 1º Concurso de Pontes de Macarrão
Comemoração

Câmpus Anápolis promove 1º Concurso de Pontes de Macarrão

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 18h33 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 09h17

A competição fez parte da programação do sétimo aniversário da Instituição

A emoção tomou conta do galpão tecnológico do IFG-Câmpus Anápolis na manhã desta quarta-feira, 21, ocasião em que foi promovido o 1º Concurso de Pontes de Macarrão (CONPOM). A competição envolveu oito maquetes de ponte feitas de macarrão cru, construídas com propósitos experimentais e competitivos, sendo vencedora a estrutura que sustentasse a maior carga por um determinado período de tempo. Alunos e servidores acompanharam, atentos, o desempenho de cada ponte cuja carga foi contabilizada por meio de areia grossa e anilhas de ferro.

Ao todo houve dez inscrições, das quais oito pontes foram consideradas aptas para concorrer e duas foram desclassificadas por não terem atendido todos os requisitos do edital. Todos os participantes classificados para competir são alunos do curso de Engenharia Civil do Câmpus Anápolis. Em primeiro lugar ficou a equipe formada por Anna Paula Vieira, Adenildo dos Santos, Raíza Ferreira e Tatiane Guedert, responsáveis pela ponte Tacoma Macarrows, que suportou mais de 51 kg. Em segundo lugar, com o resultado de cerca de 42 kg de carga, ficou o grupo da ponte Miojo's Brigde composto por Bruna Pelegrine, Guilherme Marques, Letícia Magalhães e Marta Laura Miranda.

Entre os participantes, observou-se muita aprendizado a partir da iniciativa. A equipe que ficou em primeiro lugar com a ponte Tacoma Macarrows chegou a montar uma ponte teste para que chegasse ao resultado final e destacou quão importante foi a atividade para aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. No caso da equipe que fez a maquete Momentânea 10, composta por Daniel Oliveira, Elder Guerra, Marília Gabriela e Paulo Henrique Amparo, houve demandas de pesquisas na internet sobre esse tipo de elaboração técnica. Mesmo que posteriormente tenham tido a ponte desclassificada, os alunos que a fizeram dedicaram quatro dias seguidos para sua construção e definiram como proveitosa a experiência uma vez que puderam se atentar com mais afinco a itens como cálculo relativo à inércia, distribuição de carga e angulação.

ORGANIZAÇÃO

A ideia do 1º CONPOM nasceu com a coordenadora do curso de Engenharia Civil da Mobilidade, professora Maria Tâmara de Moraes, que sugeriu o concurso aos membros do Centro Acadêmico do curso que, por sua vez, logo abraçaram a causa. Foram então iniciadas as pesquisas sobre editais de concursos similares e a partir dessa referência, foi elaborado o edital do câmpus e foram verificados também os requisitos sobre o aparato de ruptura das pontes. O IFG disponibilizou estrutura, o andaime do teatro, as anilhas e barras da academia. O concurso contou com a colaboração de professores de engenharia, técnicos e estagiários do laboratório ligado à área.

Segundo os docentes envolvidos, o evento cumpriu seu objetivo com satisfação uma vez que colocou em prática os conhecimentos teóricos em uma perspectiva de situação real, mesmo que com materiais adaptados, proporcionando aos alunos o enfrentamento aos percalços da profissão.

Confira aqui a galeria de fotos do evento na página oficial do IFG-Câmpus Anápolis no Facebook

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis